sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Viagem: Passaporte e Visto Americano

15/02/2014

Comentário(s), gabi

Olá meninos(as)! Como estão? Hoje venho trazendo um post respondendo ao pedido da Sarah do blog Agora Dezoito no post anterior, falando sobre a burocracia e os documentos necessários para conseguir o visto e fazer uma viagem aos Estados Unidos, e adianto que vocês podem contar com posts futuros sobre um resumo da minha estadia por aqui!
cr: decolar.com

Então vamos lá...

Primeiro de tudo, se você está pensando em sair do país a primeira coisa que você tem que pensar é em tirar o passaporte (não importa que país você tenha de destino).  

O passaporte é emitido pela Polícia Federal e você pode agendar uma visita para a emissão dele pelo site no posto da Polícia Federal mais perto de você.  Pela internet mesmo você vai preencher alguns dados e vai ser emitido um boleto, para ser pago (o GRU) no valor de R$ 156, e depois de pago, com o número gerado no extrato você terá acesso às datas disponíveis para a ida ao posto da PF. Super simples e rápido. 

Dica: Mesmo que você não esteja de viagem marcada e esteja apenas planejando uma viagem pra fora do país, é legal já ter o passaporte em mãos para não precisar se preocupar com ele em cima da hora (assim como eu haha) e evitar alguns imprevistos desagradáveis em caso de atrasos.

Na data e na hora marcados, na Polícia Federal você precisa comparecer com os documentos solicitados e o boleto pago para ter as digitais e uma foto retirada, e após você receberá um papel com a data para a retirada do passaporte já pronto. Lembrando que este documento tem a validade de 5 anos e em países como os Estados Unidos você só pode embarcar com o passaporte tendo no mínimo seis meses de validade!

Segundo passo: Com o passaporte já em mãos, você vai precisar apenas do número dele para começar a preencher a papelada do visto americano (o chamado DS-160), o que dá um pouquinho mais de trabalho.

Lá você vai dar informações sobre você, desde número de documentos até sobre ocupação (sua e outros familiares), possíveis ligações nos Estados Unidos e a intenção da viagem. Depois do preenchimento desses papéis também será emitido um boleto com um valor de $156 dólares (um pouco mais de trezentos reais dependendo da cotação do dólar), e novamente, o acesso às datas para agendamento da entrevista no consulado americano só será liberado depois de pago o boleto.

É ai que entra uma parte um pouco chata. Afinal, os consulados americanos com fins de retirada de visto se localizam apenas nas cidades de Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, então para a entrevista você precisará se locomover para alguma dessas localidades.

A emissão do visto atualmente é dividida em duas partes (pelo menos em São Paulo): O primeiro dia você vai em um posto e retira as digitais e uma nova foto e no segundo você vai em outro posto para a entrevista.

Neste link estão os documentos necessários e os aconselhados a levar no dia da entrevista, onde um americano fará uma breve entrevista (em português) e decidirá se você receberá ou não o visto americano. E devo lhes avisar que essa é a parte mais temida. Fui tremendo fazer a entrevista, mas graças a Deus, fui suuuper tranquila.

Aviso: no caso de visto negado, o dinheiro pago do boleto não será devolvido. 

Resumidamente, as perguntas giraram em torno da minha ocupação, formação,  sobre o meu destino nos Estados Unidos, quem pagaria (no caso os meus pais) e sobre a ocupação deles. Apenas isso e retirei minhas digitais novamente e soube que meu visto tinha sido aprovado (ufa!) e o passaporte ficou com eles para mais tarde recebê-lo com o visto impresso em casa.

E depois da labuta da emissão desses documentos, o que durou mais ou menos umas três semanas, eu comprei a passagem para minha vinda para Greenville, com escala em Charlotte, South Carolina onde estou desde dia 19 de Dezembro!

Bom, espero que me perdoem pelo post grandinho, mas também espero que tenham gostado e as informações também tenham sido úteis! E qualquer dúvida, meninos(as), não temam em me perguntar e eu posso fazer outro post como esse para esclarecê-la!

E antes que eu me esqueça, fiz um instagram! Sigam-me lá: gaabrielamb  para acompanhar ainda mais de perto a minha experiência por aqui .

Até mais! <3

17 Comments:

Cássia Tamires said...

É incrível mas eu nunca senti interesse em sair do país. Tenho amigos loucos pra fazer viagens internacionais mas eu sou bem nula nesse quesito. Teu post foi muito válido, tem muitos detalhes legais e importantes!
Beijos da Cássia :*
Fique com Deus!
Instagram: @nosolhos
www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

Lulu on the Sky said...

Vontade de viajar pra fora eu tenho, mas essa parte de tirar o visto americano é complicado hein? Outro dia mostrou na tv a página internet para preencher a solicitação.
Bom fds!
Big Beijos
Lulu on the sky

Diú Sampaio said...

Ameeei, é super importante saber dessas coisas. Ainda quero ir viajar para muitos lugares.. :)
Adorei o blog, ja estou seguindo! Bjus :)
http://ousadateenblog.blogspot.com.br/

Nequéren Reis said...

Amiga amei o post ótima dicas.
Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis

Pâmela Lepletier said...

Obrigada pelo comentário.
Adorei o post sobre as dicas do passaporte, preciso tirar o meu esse ano ainda..
Tenha um ótimo final de semana!

http://pamlepletier.blogspot.com.br/

Sarah said...

Nossa muito obrigada Gabi ^^ você esclareceu todas as dúvidas que eu tinha! Informações super válidas.
Te desejo uma ótima viagem, afinal, com esse trabalho todo que você teve o que você tem que fazer agora é só aproveitar não é mesmo?
Amei amei muito esse post <3
Beijos!
http://agora-dezoito.blogspot.com.br/

Thabata Rodrigues said...

Post super informativo, agora não tenho mais duvidas!
Beijos!!!
nailmypassion.blogspot.com

Ana Carolina Costa said...

O passaporte eu já tirei mas o visto ainda nao, ate porque meus planos de ir pros EUA foram adiados por um tempo kkkk

Beijoos, Ana Carolina
http://simplesglamour.blogspot.com
Instagram e Twitter: @simplesglamour

Gabriela M said...

Que bom que foi válido, beijos!

Gabriela M said...

É meio complicado mas vale a pena, pode apostar *-*

Gabriela M said...

É muito importante mesmo, beijos e já estou seguindo de volta <3

Gabriela M said...

Que bom que gostou *-*

Beijos

Gabriela M said...

De nada e pra você também *-*

Beijos

Gabriela M said...

Que bom que fui útil, beijooos <3

Gabriela M said...

Ah, que bom que foi informativo pra vocë, beijos <3

Gabriela M said...

HAHA normal, mas ainda bem que o passaporte você já tem *-*

Beijos

TodaBeleza said...

Super dicas, com certeza vai ajudar muita gente que não sabe nem por onde começar quando o assunto é viagem internacional.
Bjs,
Paula

Postar um comentário