sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

10 Coisas Que Eu Gostaria de Saber Quando Comecei a Blogar

20/04/2015

Comentário(s), gabi

Parece que foi ontem que eu escrevi o post em comemoração a um ano de blog, mas mais um ano se passou e hoje o Perigosas Garotas está comemorando dois anos!

Dois anos no ar, muito altos e baixos e devo dizer também muito aprendizado.

Quem tem blog sabe que quando se começa a blogar nós não temos temos noção de muita coisa, ou de nada a respeito da blogosfera. E uma coisa que aprendi é que ninguém começa acertando, e os erros estão aí para te ensinar que não deve repeti-los.

E pensando no aniversário do blog e no tanto de coisa que aprendi nesses dois anos, resolvi montar esse post de uma maneira bem dinâmica que vi muitos blogs gringos fazendo e pensei "por que não fazer minha própria versão?" e cá estou eu para falar sobre as 10 coisas que eu gostaria de saber quando comecei a blogar.

Provavelmente muitos de vocês vão se identificar com alguns do itens, e se blogar ainda é uma novidade para você, garanto que você vai aprender muito com base na minha experiência com esses 10 itens, que eu dividi em dois posts para não ficar muito cansativo. Vamos à lista?

1 - Ter uma rotina de postagens. 


Esse item é um dos mais importantes da lista, tanto para manter você como o blog organizados.

Postar sem dias certos ou só "quando der na telha" querendo ou não dá uma cara de abandono para o blog que fica dias ou até semanas sem post novo, e convenhamos que desanima qualquer leitor, né?

Não precisa postar todos os dias, pelo menos não no começo, mas se para você é algo possível, organize em uma agenda os post da semana, quem sabe já deixa tudo organizado para o mês. Mas chegar no dia de postar e pegar um tema qualquer só por "postar por postar" não é nada legal. Experiência própria que não pretendo repetir.

O que funciona para você? O que sua rotina te permite postar? Uma, duas, três, todo os dias da semana? Então coloque por escrito os dias certos, deixe planejado os temas, arranje um dia na semana para voltado apenas para escrever os posts e deixá-los prontos para serem postados. Te garanto que com organização, manter o blog atualizado fica bem mais fácil e prático.

Eu por exemplo, descobri que três posts por semana, às segundas, quartas e sextas é uma rotina que funciona para mim, que uso o final de semana para organizar os posts e na semana só preciso responder aos comentários. Acreditem em mim, isso poupa muito tempo!

Darrew Rose dá ótimas dicas a respeito desse tema nesse post, e o blog dele  é uma espécie de bíblia dos bloggers para mim.

2 - Divulgação do blog.


Quando eu comecei o blog do zero, lá em 2013 eu não fazia ideia de como conquistar leitores ou seguidores.

De um jeito bem ignorante mesmo eu achava que era escrever o post, clicar no botão "publicar" e pronto, as visualizações e comentários caíriam do céu!

Quando começamos o blog, com aquele entusiasmo de iniciante, nós achamos que nossas ideias são geniais, temos mil e um projetos e temos certeza que as pessoas mal podem para esperar para ler nosso conteúdo. Mas não é bem assim, não...

Confessa vai, ver seu blog as moscas logo no início quando você achava que o sucesso era tipo, iminente, dá ou não dá um desânimo? Mas nem tudo está perdido, e foi quando eu recebi meu primeiro (e muito comemorado!) comentário com um link redirecionando para o blog da autora foi como se uma lâmpada se acendesse na minha cabeça com a "fórmula  mágica".

É bem bobinho esse "problema", e talvez muitas de vocês já começaram o blog "manjando desses paranauê", mas como uma completa iniciante, descobrir que para conquistar leitores, seguidores, eu teria que correr atrás quase que literalmente, demorou um pouquinho.

Então esse é outro item que sim, eu já gostaria de saber quando comecei a blogar, pois teria poupado muito tempo de frustração entre se dedicar a escrever posts, publicá-los e não receber um feedback, visualizações e zero comentários.

Divulgar o blog é de extrema importância se você deseja conquistar um público. Seja comentando em outros blogs, os seguindo e deixando seu link para te seguirem de volta, seja divulgando em redes sociais ou grupos feitos com esse propósito, divulgar o blog é essencial para o seu crescimento.

3 - A importância de usar fotos de boa qualidade.


Esse é um item que você vê até mesmo "blogs grandes" pecarem, e pode ter muita gente que discorda nesse tópico, mas para mim ter fotos bonitas e de boa qualidade para ilustrar os posts é essencial.

No começo eu não só não sabia disso como usava fotos de terceiros sem me preocupar com os direitos autorais, e bem, eu havia acabado de começar o blog, eu nem sequer sabia do que se tratava isso. Mas hoje sei, e sei também que não é muito bacana se apropriar do trabalho de terceiros sem dar os devidos créditos.

Uma coisa que tem que se ter em mente é que o ser humano é muito "visual".

Você pode escrever um texto genial, com um conteúdo de qualidade, mas o simples vislumbre de um texto enorme no campo de postagem já assusta qualquer visitante de primeira. Uma imagem pode não só ilustrar seu post como também passar uma ideia geral do assunto a ser abordado e também chamar atenção visualmente do seu leitor.

Nosso cérebro atua de forma inconsciente aos estímulos que nós somos expostos e acredite quando te digo que uma imagem visualmente agradável vai chamar muito mais atenção de leitores em potencial do que apenas um texto por escrito, ou um contendo imagens de baixa qualidade.

O mesmo se aplica para fotos que nós mesmas tiramos para ilustrar os posts seja de resenhas ou looks do dia. Mas isso foi uma coisa que demorei a aprender e percebi olhando para os blogs que eu considerava de qualidade.

As fotos desses blogs sempre são "bonitinhas", com uma boa qualidade e iluminação e quando eu olhava para minhas fotos eu as via desfocadas, com um fundo nada atrativo e com má iluminação eu pensava, "também, se eu fosse rica como tal blogueira e tivesse uma câmera cara minhas fotos também sairiam assim", vai dizer que você também nunca pensou o mesmo?

Eu não enriqueci, não fiquei famosa muito menos comprei minha câmera dos sonhos, inclusive, tiro todas as minhas fotos com o celular, mas eu olho para as minhas fotos tiradas hoje em dia e vejo minha evolução nesse quesito.

Um bom fundo, e uma boa iluminação (quer uma melhor do que a luz do sol?) fazem toda a diferença e eu "errei" muito nesse tópico, até aprender.

4 - A estrutura de um post.


Assim como uma redação tem seu "esqueleto" ou a estrutura principal formada por introdução, conteúdo, desfecho e conclusão, se engana quem pensa que um post no blog é diferente.

Até pouco tempo atrás muitas vezes eu me deparava com o temido bloqueio de escrita, quando eu tinha o tema mas simplesmente não sabia como desenvolvê-lo, ou eu via que o post escrito estava confuso demais, sem foco.

A questão é: quando você vai escrever um post, você tem um objetivo em mente, que é comunicar algo, mas escrever a esmo do jeito que a imaginação dita não é o suficiente e na maioria das vezes vai deixar seu post do jeito que eu já citei: confuso e sem foco.

Se nem você sabe do que está falando, imagina quem está lendo?

Pesquisar, se interar no assunto e principalmente ter uma estrutura pronta dos posts é o segredo do sucesso de um post bem escrito.

Mas isso foi algo que eu aprendi depois de errar muito e olhando para trás vejo como desperdicei muitas boas ideias em posts mal escritos.

Um post de qualidade deve conter os seguintes itens: uma introdução ao tema e a apresentação da ideia ao leitor, o conteúdo, ou a ideia principal apresentada de forma clara, seja em forma de tópicos ou enumerada em uma lista, e a conclusão, o fechamento de seu pensamento, e porque não também uma questão aos seus leitores a respeito do tema convidando-os para comentar sua opinião?

Eu aprendi para não errar nesse quesito nunca mais!

5 - Títulos.


Se você escreve os títulos de forma aleatória ou se preocupa mais com o conteúdo do que o título do post em si, saiba que você está cometendo um pecado capital.

Um bom título, é aquele que além de comunicar a ideia do post seja chamativo aos leitores, mas é claro que eu não sabia disso a dois anos atrás.

Outra coisa super importante de se incluir no título são palavras-chave, aquelas que traduzem a ideia principal do post e que farão o Google redirecionar pesquisas relacionadas até o seu post, e olhando para trás eu vejo que além de não usá-las eu escrevia títulos totalmente vagos. Ok, lição aprendida.

Confesso que até hoje eu peno um pouco no quesito título, e já ouvi dizer que se deve passar mais tempo pensando no título do que no conteúdo em si, mas essa é uma lição aprendida que como qualquer outra quando colocada em prática, só se pega habilidade com o tempo.

Eu dividi o post em duas partes porque sim, estava ficando enorme, e percebi que tinha mais coisa para falar de cada tópico do que eu pensei, mas também, são dois anos de blog poxa, põe aprendizado nisso! Mas calma, porque quarta-feira vem a segunda parte. ;)

Queria também deixar meu agradecimento para todos os leitores e leitores, para cada seguidor, porque eu não estaria aqui e o Perigosas Garotas não seria o que é hoje sem vocês!

Desde o ano passado para cá eu vejo muita diferença não só no blog, como em mim mesma, que cada vez mais sinto mais gosto em manter o blog, então aqui fica o meu muito obrigada a todos vocês e a cada pessoa que comentou de forma positiva e incentivadora e só me motivou a continuar o meu trabalho por aqui.

Mas bem, esses foram os cinco primeiros tópicos da primeira parte, e vocês se identificaram com algum?

(Update: leia a parte dois do post aqui)

31 Comments:

Amanda said...

Primeiro: Parabéns pelos dois anos aêê!!!! Que venham muitos mais anos de sucesso!
Adorei as dicas, me identifiquei com a do título hahahaha
Vou aguardar as próximas 5! Esse por é utilidade pública TOTAL!
:*
www.amandahillerman.wordpress.com

Gabriela Teixeira said...

UHU! Parabéns pelos 2 anos. Parece pouco tempo, mas quem tem blog sabe como é dificil manter ele mês a mês, parabéns pela força!
Eu acho super válido os tópicos que você levantou e admito que tem coisa que você falou e eu nunca havia parado pra pensar, o caso do título. Desde que comecei a escrever eu sou uma condenação pra criar titulos, seja pra uma resenha, ou pra história... E eu tenho muita dificuldade em manter uma agenda de postagem, as vezes passo mais de duas semanas sem postar, to tentando melhorar isso, já até baixei uma planilha pra me organizar melhor hahaha

http://seisvidasemeia.blogspot.com/

Harumi Holanda said...

Nossa, que legal!! :D
amei as dicas e parabéns pelos dois anos viu!! *-*
Beeijos;*

www.harumiholanda.com

Thais Terra said...

Ótimas dicas! Na verdade quando comecei a bloggar as pessoas nem tinham tantas preocupações assim, mas como isso hoje é profissão as coisas mudam bastante.
Obrigada por comentar no meu blog!

http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

Beijoos ;*

Mariane said...

Primeiramente, parabéns pelos dois anos do blog <<3 muito sucesso sempre!
Ameeei as dicas, são realmente essenciais para quem tá começando! Concordo que fotos de boa qualidade influenciam bastante, pois chamam mais atenção.. claro, juntando isso a estrutura do post, ao título, tudo que você mencionou muito bem <3
Um beijooo

Dicas para todas

Demara Soares said...

Realmente todos esses 5 itens que citou são muito importantes!
Já quero ver a 2ª parte para ver os outros 5! ^^
Xerim :)
Visite o blog:http://www.trilouca.com/
Meu canal http://www.youtube.com/user/blogtrilouca

Omg, Jaque! said...

Parabéns pelos dois anos de blog flor, e desejo que esse espaço cresça cada vez mais, assim como vc possa aprender mais também :D Adorei a sua listinha e confesso, tenho que trabalhar mais em relação a divulgação de posts e a rotina deles também hihi. Ansiosa para ver os outros 5 >.< Beijosss

omgjaque.blogspot.com

Mania De Estrelato said...

♥ ♡ ❤ AMEI O BLOG! TUDO PERFEITO ! ♥ ♡ ❤
SE PUDER OLHE O MEU ,E SE GOSTAR DE ALGO ,
✦ ✧COMENTA LÁ ! VLW !✦ ✧
~~~~JÁ SEGUINDO~~~~
http://mestrelato.blogspot.com.br/

tainara mallet said...

eu também comecei em 2013 basicamente no meio dele e olha com certeza as coisas mudaram muito mais como eu tava com depressão na época nem liguei muito ..
parabéns e que venham mais anos e anos pela frente

http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

Yara Sousa said...

Olá adorei as dicas e estou ansiosa para a parte dois!
Já passei por altos e baixos no meu blog e estou pensando em tudo isso em como desenvolver posts melhores e mesmo assim otimizar meu tempo.
Beijos!
www.yarasousa.com

Sonhos de Verão said...

Adorei todas as dicas! São ótimas!!
E concordo em tudo!!!
Eu também já aprendi tudo isso!!
beijinhos, Rê
http://blogsonhosdeverao.com.br

.lívia. said...

gostei mt do post! sao dicas basicas msm pra qq iniciante e tem mt coisa basica que a gente acaba aprendendo só depois de um certo tempo né

www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido

Bruna Virgínia da Silva said...

Adorei o post!! Parabéns!
Instagram @brunaestiloitgirl
Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
Beeijos (:

Esmalte & Cia said...

Parabéns pelo post , acho que se todas soubesse realmente a importância de tudo citado a cima seria bem melhor
Eu particularmente tento fazer tudo citado a cima , como trabalho , faço faculdade , reparto meu dia , de manha ( pq trabalho a tarde ) visito blogs ou respondo comentários, posto duas ou tres vezes na semana ( ja tenho tudo anotado antes ) rs São pequenas coisas organizações que nos ajuda a crescer e ter um blog completo

http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

Cristiane Andrade said...

Gostei das dicas e gostei muito do post, acho que todas as blogueiras iniciantes deveriam saber disso. Também passei por tudo isso que você falou! :)
http://corujasemasas.blogspot.com.br/
Beijos. <3

Juh Bernardo said...

Oiie,
Adorei o post. Realmente quando inciamos um blog ficamos completamente perdidas né?

Beijos,
Juh
http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

Irana Bento said...

Parabéns, um posto muito útil e organizado. Quando comecei pensava igual a você e achei que era só publicar e esperar e não é nada disso, tem que trabalhar duro para divulgar.
Adorei seu post

Beijos http://iranabento.blogspot.com.br/

Graziela Oliveira said...

Gabiii, me senti como se estivesse escrevendo esse post!
tudo, TUDO o que você citou eu passei com o meu blog e se fosse dar dicas seriam essas!
adorei o post e quero mt ver a segunda parte ;D

www.blogamorarosa.com

Vanessa Medeiros said...

Esse da divulgação eu só soube no final de 2013, tipo como fazer para divulgar melhor e a descoberta de ótimos grupos para blogueiras. Eu também achei que eu ia postar as coisas e os acesso iam surgir do nada, sabe? Foi frustante também haha. Sobre a estrutura do post, sofri mais em relação a estética, eu escrevi eles centralizados e achava que estava arrasando, o legal disso é que vejo blogs que começaram depois fazer isso e depois de um tempo parar. Quero muito ler os próximos 5 tópicos.
Beijos
www.umdiarioqualquer.com

Luyza Magalhães said...

Amo ler posts desse tipo em blogs gringos, super me anima, a sua versão ficou ótima! Parabéns, linda!

Beijão, Luyza.
www.tudoparagarotas.com

Maíra Caetano said...

Adorei as dicas! Super úteis mesmo.
Super parabéns por mesmo sem ter todas essas informações conseguir manter o blog por dois anos.
Já tentei vários blogs, e sempre acabei me desmotivando. Porém, dessa vez é diferente, de tanto pesquisar, ler sobre, ouvir sobre, acabei percebendo o quão essas dicas que citasse são importantes, e a coisa tá andando! hehe
Beijos! Sucesso!

http://mairacaetano.com/

Camila said...

Parabéns por mais um aninho de blog Gabi, e que vem muitos e muitos mais anos, e que o seu cantinho cresça muito.
Em relação ao post as ideias são muito boas, e realmente valem a pena ser investidas!

Beijokas da Carol e da Camila :*
www.vamospapear.com

Thayna Freire said...

Adorei o post, e to sofrendo para me ajustar em uma rotina de post Pq estou me mudando e estou sem internet em casa. Vou tentar seguir as suas dicas de me organizar no final de semana! Obrigada pelas dicas
Super beijo
www.cachoscomsardas.com

Masen's tale said...

Amei demaaaaaaaaais essa postagem, super me identifiquei com você, haha
Ah se essas coisas fossem claras no começo.
Aguardo a continuação.
Beijos
http://masenstale.blogspot.com.br/

Luanna Ravanelli said...

Ótimo post, realmente a qualidade das fotos é bem importante, eu adoro fotografar para o blog, mas confesso que ainda quero investir mais nisso.
Seria ótimo receber essas dicas no inicio, mas a gente aprende com o tempo

BeijO :*
Blog Luanna Ravanelli / Fanpage / Instagram

Rachel :3 said...

Pena que a gente não começa o blog já sabendo disso! Se não eu já teria mil seguidores. No início, eu também pensava que bastava publicar e o povo viria do nada, como a gente se engana.Às vezes é tão complicado ter o blog, mas vele a pena. Faltou você mencionar o "Design" porque no início a gente faz cada coisa feia e se acha kkk

http://o-hyeah.blogspot.com.br/

Paula Gaspari said...

Adorei o post =] E meus parabéns o//
Achei as dicas incríveis!!!
Muito sucesso sempre lindaaaa..
Beijokas
felicidade-essencial.blogspot.com.br

Hipermetropia Fashion said...

Parabéns pelos 2 anos de blog!!! Super útil esse seu post, adorei e serviu bastante para mim <3

www.hipermetropiafashion.com.br

Amanda L.T. said...

Adorei seu post, achei bem completo e me identifiquei muito.
Vivendo e aprendendo..
beijos
http://www.amandatelo.com/

Rodrigo Vitel said...

eu amei o seu post e ficou maravilhoso. Adorei todas as dicas e uma delas já sigo em relação a programar os post no Fds e postar 3 por semana. Blog MARA!

Blogboynews.blogspot.com.br

carin barankievicz said...

adorei o post linda, suas dicas com certeza ajudaram muito, e vou aplica-las nos dia-a-dia do meu blog também! Acho tão bacana quando uma blogueira dá dicas que ajudem no crescimento e desenvolvimento das demais! Parabéns pelos dois anos querida *-*
Aproveito para convida-la a conhecer meu blog Beleza Feminina, espero que goste do conteúdo assim como gostei do seu! super beijoo
http://belezafeminina-a.blogspot.com.br/

Postar um comentário