sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

10 Coisas Que Eu Gostaria de Saber Quando Comecei a Blogar Parte 2

22/04/2015

Comentário(s), gabi

O blog está fazendo dois anos e para comemorar essa data esse ano eu resolvi fazer algo um pouco diferente e no post passado eu comecei enumerando 5 das 10 coisas que eu gostaria de saber quando comecei a blogar, e hoje eu venho trazer a parte dois!

Recapitulando um pouco, no post passado eu citei tópicos como rotina de postagens e divulgação do blog e creio que cada item é uma oportunidade vocês aprenderem com meus erros, pois aqui vos fala a voz da experiência. haha

Vamos ao resto da lista?


6 - Investimento no blog.


Quando começamos o blog, pelo menos no meu caso, era mais como um hobby do que algo voltado para o profissional, e eu só tinha uma preocupação em mente na época: utilizar uma plataforma que me possibilitasse criar o blog grátis.

Eu não queria e nem tinha como investir grana na criação de site e foi por isso que escolhi a plataforma do blogger para começar o blog, sem ter noção de como ele tomaria proporções inimagináveis com o tempo.

Acontece que com o crescimento do blog, das visualizações e também do meu conhecimento a respeito de blogs em geral vem o reconhecimento que sim, se você quer ver seu blog crescer pra valer, investir nele faz parte. Seja com tempo ou com dinheiro.

Eu ainda uso a plataforma grátis do blogger, mas algo que só há pouco tempo comecei a me preocupar foi com uma possível migração para o wordpress por N motivos que eu não fazia ideia lá atrás. Hospedagem, domínio, template? Não fazia nem ideia do que se tratava.

Se antes não era uma preocupação, hoje em dia investir no blog é uma realidade, e se você está pensando em levar seu blog a sério, deixá-lo com uma cara profissional, esse é um item essencial, e que não é tão inatingível assim como pode parecer.

Por enquanto eu só comprei o domínio do blog por um preço super acessível, e um template personalizado está a caminho, mas se antes esse tipo de coisa só existia na minha imaginação, hoje em dia eles estão se tornando realidade para mostrar que sim, é possível, e muito mais fácil do que parece!

Investir tempo é outro item imprescindível, e não tem como correr disso. Tudo que eu aprendi foi fruto de muitas horas de dedicação, muitos erros cometidos, e principalmente muitas horas de leitura e pesquisa em blogs especializados para criar uma experiência satisfatória não para mim como para meus leitores toda vez que acessassem o blog.

Dá trabalho? Dá. Vale a pena? Muito!

7 - Paciência.


Esse é um item que eu peco até hoje. Sim, eu sou muito ansiosa, e querendo ou não o crescimento do blog é um processo bem lento, mas totalmente possível se você tem um objetivo e metas para alcançá-lo, sendo que para isso você só precisa de: trabalho duro e paciência.

O blog tem dois anos, mas foi só do último ano para cá que eu tomei a decisão de dedicar a seriedade necessária se eu quisesse mesmo vê-lo crescer. Postar por postar, blogar por blogar não vai te levar a lugar nenhum.

Lembra do que eu disse no tópico 4, a respeito da escrita? É mais ou menos a mesma coisa, se nem você sabe seu objetivo com o blog, imagina para quem está de fora.

Paciência é algo que eu ainda tenho que trabalhar, mas eu não tento acelerar o processo, o meu foco agora é criar bons conteúdos e acredito que todo esforço tem sua recompensa mais para a frente.

Não foque em números, não se compare com os outros, cada um tem seu ritmo, e não importa se você for devagar, contanto que continue caminhando. Desistir? Jamais. (Super auto-ajuda, né? haha)

8 - Minha voz de blogueira.


Até pouco tempo atrás eu me deparava com esse empecilho na hora de escrever um post. Como me comunicar de uma forma clara, convincente e ao mesmo tempo carismática?

Porque a última coisa que eu queria era escrever um texto engessado, com cara de redação do ENEM ou bula de medicamento. Não queria ser "séria" demais, sabe?

Já li em vários lugares, várias dicas (todas valiosíssimas), para te ajudar a encontrar sua própria voz na hora de  blogar, aquele elemento que faz as pessoas se identificarem com o que você escreve, mas nenhuma delas me ajudou tanto quanto simplesmente: seja você mesma.

É claro que não vou escrever um texto cheio de gírias e vícios de linguagem (ok, só alguns), mas o blog é um espaço pessoal criado para você compartilhar a SUA opinião, conteúdos que tem a ver com VOCÊ, então não tem nada a ver escrever um texto parecendo que foi retirado de uma revista científica.

Outra dica valiosa que anda me ajudando muito e eu percebo claramente como mudou meu modo de me comunicar é, enquanto você está escrevendo em vez de você pensar nas centenas de pessoas que lerão, o que pode te causar um bloqueio ou uma crise de perfeccionismo, escreva como se você estivesse falando com seu melhor amigo. Como você falaria com um amigo seu a respeito de tal assunto?

Te garanto que a escrita vai fluir de forma clara e de quebra o texto vai ficar bem mais descontraído.

9 - Presença nas redes sociais.


A presença nas redes sociais é talvez um dos fatores mais importantes da lista, e também um dos que eu ainda deslizo bastante.

Como o blog é uma plataforma online, estar presente em outras redes sociaisé necessário se você busca o crescimento e reconhecimento do seu blog.

Como você quer que as outras pessoas conheçam seu blog, acessem ele, se você não o divulga e não está presente nas redes sociais?

Eu não tinha nem facebook pessoal, mas para criar uma fanpage para o blog, precisei criar um (já curtiu a page?), e admito que até hoje não estou muito presente nele e isso é algo a ser trabalhado. Em compensação, eu estou sempre presente no Instagram, mas ainda poderia melhorar nesse quesito.

Do mesmo modo que tem que haver uma organização para o blog, uma rotina de postagens nas outras redes sociais também é essencial, e se você acha que dá muito trabalho, bem... Vejo muitas blogueiras que estudam, trabalham, blogam, gravam vídeos e ainda sim estão sempre presentes nas redes sociais, e elas estão aí para mostrar que sim, isso é muito possível.

Não digo que é necessário estar presente em TODAS as redes sociais, e sim, quanto mais melhor, mas você que decide qual você está mais familiarizado, porque de nada ter uma conta em cada rede social que eiste por aí e não conseguir administrar tudo, né?

Nesse caso, menos é mais. Mais conteúdo, melhor administração.

10 - Comparação com outros blogueiros.


Ok, a comparação nem todas as vezes é algo negativo, pois ao olhar para o exemplo dos outros nós podemos tirar liçoões valorosas do que fazer e do que não fazer também, mas o problema é que, não tem como negar, a comparação vem para nos desanimar.

Ver tal blogueira com menos tempo de blog do que você conseguindo parcerias, crescendo, e você lá, a passos de tartaruga.

Ou senão vemos aquele monte de blogueiras fazendo fama e nos perguntamos "aonde eu estou errando?". Errando em lugar nenhum, mas talvez esteja faltando um pouco de dedicação e paciência.

Mesmo não querendo virar uma Camila Coelho, todos queremos ver nosso blog crescer e ponto final, mas quando formos nos comparar sempre vamos olhar para os exemplos que nos façam se sentir inferiores, nunca vamos olhar para os exemplos talvez vão nos fazer sentir satisfeitos com nós mesmos, pode admitir.

Então se você se compara com os outros (e eu fiz questão de abandonar esse hábito), e isso te deixa para baixo, te faz desanimar com o seu trabalho no blog, considere focar mais nos seus objetivos, nas suas metas e em transformá-los em realidade do que no exemplo dos outros. Acho que essa é uma lição para a vida, né?

Bem, eu poderia me estender por mais 10 tópicos se fosse possível, porque é tanta coisa que aprendi e continuo aprendendo a cada dia que se passa, mas eu vou ficando por aqui.

Foram dois anos, não duas semanas, nem dois meses. E se para muitos isso pode parecer pouco, para mim é uma grande realização e eu espero que venham muito mais anos pela frente. Eu faço isso aqui com muito carinho, para mim e por vocês!

Mas se você gostou das "10 coisas que eu gostaria de saber quando comecei a blogar", eu queria anunciar que ele foi como uma introdução para um série de posts a respeito dessas dicas voltadas a outros blogueiros.

Eu acompanho muitos blogs internacionais e vi que muito do conteúdo valioso encontrado por lá, o que chega para gente não é nem a ponta do iceberg. Não vai ser uma "tradução" nem nada do tipo, vai ser mais uma série a respeito do que eu aprendi com essa lições que, se elas me ensinaram tanto, nada mais justo do que compartilhar o conhecimento com vocês também, não é?

O que acharam da ideia?

Se vocês tiverem alguma sugestão de tema, podem me recomendar que sou toda ouvidos!

Mas e sobre os últimos cinco tópicos da segunda parte, adicionariam mais algum?

29 Comments:

Erika Gm said...

Essas coisa eu gostaria de saber quando comecei a blogar desde 2009,meus blogs antigos ficaram esquecidos já que não sabia disso tudo rsrs.
Gostei muito das dicas,são bem valiosas para quem está começando agora <3
Beijos linda
http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

Rodrigo Vitel said...

Eu amei seu post e amei mesmo. Adoro esses tipos de abordagem que faz o leitor grude e não queira mais sair. O post ficou ótimo. Bjs!

Blogboynews.blogspot.com.br

Cecília said...

Muito interessante o post, adoreii!
beijoos

http://manguitarosa.blogspot.com.br/

Bê Gonçalves said...

Amei o post post é muito interessante pra quem está nesse mundo.
bjkas e ótimo restinho de semana
http://garotafucada.blogspot.com.br/

Anna Paula Secco said...

Adorei as dicas e concordo com tudo principalmente em paciência!

Um beijo.

Blog da Joanna

Daniela Rodrigues said...

Oii
Acho que paciência e empenho são as chaves principais
Adorei o post.

Bjuss
http://www.perseguindomeussonhos.com.br/

Maria Eduarda {@dudsparrow} said...

Muito legais e verdadeiras as dicas. Pra mim a principal é a paciência também, sem ela as outras nem adiantam tanto hehehe
;**

Red Behavior

Karen Bartolomeu said...

Nossa quase ninguem fala nessas coisas e são super verdades. Amei! Arrasou nas dicas

www.karenbartolomeu.com

Thami Sgalbiero said...

Concordo. Muita gente acha que é fácil, é só criar o blog que os leitores aparece, mas não é bem assim não. Adorei o post!

Beijos!
www.likeparadise.com.br

Amanda said...

Ótimas dicas (mais uma vez) essa série dos 10 itens ficou demais!!!
Tem que ter paciência mesmo e ir cuidando do bloguinho! Sucesso!!!
:*
www.amandahillerman.wordpress.com

A.B Esmalte & Arte said...

Gostei bastante do post.
São de boa ajuda pra quem está começando como eu ha ha (;

| A.B Esmalte & Arte |

Eu, Barroncas said...

Me identifiquei em tudo, JU-RO. Deve ser "males" comuns de blogueiro. Esse negócio de parcerias é um calo, ju-ro! Devo ter umas mil promessas, mans... paciência e mais dedicação, isso aí mesmo!

Tô te seguindo, lindona! Um beijo e sucesso!

http://www.eubarroncas.com/2015/04/a-dieta-desequilibrada-de-uma-pessoa.html

Rascunhos de estilo said...

Arrasou com esse post, muito bom!
Bju Bjus

Camila said...

Olá Flor, como está?
Adorei as suas dicas, e tudo que você falou é realmente necessário é indispensável!
Estou adorando saber mais!

Beijokas da Carol e da Camila :*
www.vamospapear.com

Sonhos de Verão said...

Arrasou nas dicas!
Nossa se eu soubesse de tudo isso antes.... kkk
beijinhos, Rê
http://blogsonhosdeverao.com.br

Mariane said...

Arrasou no resto da lista! Suas dicas são super importantes.. acho que não só para quem tá começando, mas talvez até para quem tenha pouca maturidade, ou para quem quer começar a levar mais a sério, e etc. Adorei <3
Um beijo

Dicas para todas

Rachel :3 said...

Tem umas coisas na lista que até hoje eu faço, e sei que é errado e tal. Tipo no quesito de paciência, é horrível chegar no blog e ver que não tem nenhum seguidor novo, mesmo sendo um processo lento você se desespera. Ainda não pretendo investir no meu blog, por enquanto não é nada pessoal, mas quem sabe em breve? Redes sociais são realmente importantes, desde cedo eu comecei com isso. Amei a lista, realmente ajudaria muito mais se fosse no inicio kkk.

Beijos!
http://o-hyeah.blogspot.com.br/

Jéssica Urbano said...

Muito legal o post! Você escreve super bem e achei as dicas bem úteis :)

Bjs!!
www.estrelaminha.com

Beeh Santos said...

muuuito legal, parabéns pelos dois anos!
beijos
http://heyredlip.blogspot.com.br/

Leite com Biscoitos said...

Ter um engajamento nas redes sociais hoje em dia é super importante, e o youtube tem tido um publico cada vez maior. As vezes sinto necessidade de criar um canal pro blog, mas falta equipamento. Quanto a investimento, acho que acaba sendo meio espontâneo e mais pra conforto pessoal ne? Foi o que fiz com o meu quando decidi pagar por um layout, eu me senti mais motivada a escrever e fazer um conteúdo melhor para o meu blog.

http://www.leitecombiscoitos.com/

Suellen Esposte said...

Oi Gabi, eu também deslizo muito nas minhas redes sociais e o blog é dedicação mesmo, tem que focar naquilo que quer e fazer com que aconteça.
Adorei as dicas e gostei dessa série, vou esperar os próximos capítulos rs.
Um beijo lindona.

Suellen Esposte Blog | Facebook | Youtube | Instagram

Irana Bento said...

Muito bom como o anterior. Ótimas dicas, vou usar pro meu blog, porque tem muita coisa que peco ainda

beijos http://iranabento.blogspot.com.br/

Maíra Caetano said...

Adorei todas essas dicas. De fato, essa questão de pensar em comparar meu blog pequetito com as blogueiras grandes, desanima.
Tenho metas, e muita dedicação com o blog. Me inspiro muito nelas, e quero sim, quem sabe um dia chegar ao menos um pouquinho perto disso ou poder ganhar algum dinheiro com algo que eu amo fazer.
Mas comecei a parar um pouco também de fazer comparações, pra não desistir.

Beijos!
http://mairacaetano.com/

Lorena Araujo said...

Sinceramente, ótimas dicas. Se a 4 anos atrás eu tivesse lido essas dicas eu poderia estar com um blog super avançado. Parabéns, Beijoss

www.lorenaaraujo.com

Aline Molleri said...

Adorei e tb peco com a paciência e comparação sabe =(

Beijos

www.hipermetropiafashion.com.br

Gabriela Mayer said...

Pois é, não é fácil!

beijos

Naty (: said...

Eu tive outros blogs na minha adolecência e esse ano com 21 anos decidi começar um novo já no wordpress com uma cara mais profissional, fiz um instagram e uma fanpage pro blog e to pensando seriamente em ir pro Youtube também. Se é pra levar a sério, bora lá né.
Mas dá muuuuito trabalho viu. Que loucura. rs
Beijos, bom final de semana!
oblogdanaty.com

Amanda L.T. said...

Amei essa parte das dicas, coisas bem valiosas mesmo! Fico feliz que você vai continuar com as dicas, vai ajudar muita gente (inclusive a mim).
beijos.
http://amandatelo.com/

Katiely Schwarzbach said...

Estou viciada no seu blog, sério, parabéns parabéns, sério.. Blog divo, lay também, amei... Segui, óbvio ..
Se quiser visitar o meu, ficarei grata: rabiscos-dodia.blogspot.com.br

Postar um comentário