sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Resenha: Ender's Game, O Jogo do Exterminador

13/04/2015

Comentário(s), gabi

Confesso que ando bem preguiçosa no quesito leitura, e bem acomodada também.

O fato é que as séries de triângulos românticos e mocinhas com conflitos e espírito heróico parecidos (Jogos Vorazes e A Seleção te dizem alguma coisa?) me conquistaram e é exatamente o que eu andei lendo nos últimos tempos.

Mas enquanto na visita à livraria eu comprei Mockinjay (olha o bonitinho ali no fundo da foto), meu irmão comprou Ender's Game, O Jogo do Exterminador em português, um livro que só pela capa não me pareceu muito atrativo.

Nada de romance? Nada de triângulo amoroso? Livro de "menino"? Só ação? Tô fora.

Mas acontece também que eu não consigo ver um livro dando sopa sem dar uma chance para a história me surpreender, e eu resolvi dar uma chance para a história do autor Orson Scott Card, já que ele havia sido muito bem recomendado pelo meu irmão.

E... Nossa.

Demorei um pouquinho para pegar o ritmo, mas de repente, me vi entrando de cabeça nesse livro futurista, com um protagonista e personagens longe do convencional e um enredo de ficção científica para se aplaudir de pé. Viu? Até que não estou tão leitora de um gênero só assim.
Sinopse: Buscando desenvolver um sistema de defesa contra o próximo ataque de uma raça alienígina hostil, as agências do governo criam crianças geniais e as treina como soldados. Um pequeno garoto brilhante, Andrew "Ender" Wiggin mora com seus bondosos mas distantes pais, seu irmão sádico Peter, e a pessoa que ele mais ama, sua irmã Valentine. Peter e Valentine foram candidatos para o programa de treinamento do governo mas não foram selecionados — o  caçula dos Wiggin foi o escolhido para o rigoroso treinamento militar na Escola de Batalha que se localiza na órbita da Terra. 

Diferentemente das tramas que eu costumo acompanhar, os personagens de Ender's Game são todos crianças, geniais, mas crianças, o que de modo algum é um ponto negativo, e só torna a história ainda mais interessnte, por ver uma missão como salvar a Terra de ataques alieníginas nas mãos deles.

O livro vai mostrar bem o desenvolvimento de Ender, desde o bullying que ele sofria na escola tradicional por ser o Terceiro filho da família (quando na atual sociedade apenas um ou dois são considerados aceitáveis), o relacionamento difícil com seu irmão, e depois, sua nova vida na Escola de Batalha, desde os exames de raciocínio até os treinos físicos, assim como os conflitos dentro da própria escola que ele vai enfrentar não só com outros alunos, mas também com a saudade que ele sente de casa.

O protagonista é uma criança, mas a história é tão inteligente que você até se esquece desse detalhe durante a leitura, e certas partes que parecem dispensáveis, no final mostram que não eram tão dispensáveis assim, ou seja, fique atento a cada paragráfo porque mais para a frente ele vai fazer uma diferença enorme.

Alguns capítulos serão focados apenas nos irmãos de Ender, Peter e Valentine ainda na Terra, e por mais que eles não tenham sido selecionados pelo governo, eles ainda possuem uma inteligência fora do normal que eles usaram ao próprio favor nesses capítulos que foram uma reviravolta aos meus olhos e uns dos que eu mais gostei de ler também.

Mas voltando à Escola de Batalha, durante toda a trama, Ender será manipulado sem ter conhecimento por agentes do governo, mal sabendo que é a sua inteligência a última esperança da raça humana.
O livro em si é meio grandinho com 368 páginas na versão em inglês, mas tem uma aventura e muitooo raciocínio lógico nos esperando em cada capítulo, e principalmente um desfecho inimaginável.

Inclusive, Ender's Game - O Jogo do Exterminador ganhou um filme, que não faz bem muita jus ao livro porque como sempre corta muitas partes importantes, mas quem não leu e apenas assistiu gostou muito, então vale a pena conferir também.
Ender's Game conta com mais 4 livros de sequência, Orador dos Mortos, Xenocídio, Os Filhos da Mente e Exílio de Ender mas eles podem ser lidos separadamente sem afetar muito seu entendimento da história (eu ouvi dizer, já que ainda não peguei para ler), assim como o Jogo do Exterminador tem um fim bem conclusivo.

Você pode encontrar o livro, lá no site da Submarino, assim como o box com as sequências na versão em inglês que eu estou desejando muito. haha

Sim, eu amei o livro porque ele é simplesmente genial! Inclusive estou pensando em reler... Mas e quanto a vocês, já conheciam a história?

28 Comments:

Amanda said...

Eu gostei bastante do filme. Tendo tempo, com certeza eu vou colocar minhas leituras em dias, adoro pegar dicas e resenhas!
:*
www.amandahillerman.wordpress.com

Mariane said...

Adorei a resenha! Também não é o meu tipo de leitura preferido, mas gostei bastante pela resenha.. vou anotar na minha lista! Ando muito preguiçosa e não to lendo praticamente nada, acredita? :( Já vi o filme, e é ótimo! Mas sempre nos filmes cortam muita coisa e quem leu o livro nunca fica satisfeito haha um beijo!

http://dicasparatodas.blogspot.com.br/

Mariane said...

Adorei a resenha! Também não é o meu tipo de leitura preferido, mas gostei bastante pela resenha.. vou anotar na minha lista! Ando muito preguiçosa e não to lendo praticamente nada, acredita? :( Já vi o filme, e é ótimo! Mas sempre nos filmes cortam muita coisa e quem leu o livro nunca fica satisfeito haha um beijo!

http://dicasparatodas.blogspot.com.br/

Camila said...

Nossa adorei a resenha bem legal
Beijokas da Carol e da Camila :*
seguindo pra acompanhar as novidades
www.vamospapear.com

Que a sua semana seja muito doce!

elly said...

Oi amore
Que jamais nos falte fé
e que na esperança de uma realização,
o melhor aconteça nos dando sempre mais entusiasmo.
Que sua semana seja preenchida de bênçãos!
super beijo!!!
...()""()
.("('o')
,-(___)|'--.
"=(o)==(o)='
www.coisasdeladdy.com

Hipermetropia Fashion said...

Okayy eu amo filmes de ação e preciso achar esse livro e esse filme tipo AGORA <3

www.hipermetropiafashion.com.br

Juh Bernardo said...

Oie,
Eu não conhecia esse livro, mas lendo a sua resenha fiquei interessada por ele...
Mas o que realmente chamou minha atenção foi a sua versão de Vampire Academy, sou muito fã da série de livros e quero muito essa edição!! hahah

Beijos,
Juh
http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

Vanessa Medeiros said...

Ainda não conhecia esse livro, mas a capa é fantástica. Adoro esses livros em que o governo faz experimentos e treinam como soldados. O fato de serem crianças deixa mais interessante ainda!
Beijos
www.umdiarioqualquer.com

.lívia. said...

poxa, achei a resenha bem interessante, nao conhecia o filme ou esse livro e curti bastante

www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido

PATRICIA BORBA said...

Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas vc contou tao empolgada sobre ele que to doida de vontade de ler kkkkkkk

Seja bem vinda ao meu blog

patibborba.blogspot.com.br

Anna Paula Secco said...

Oi linda, amei sua resenha foi tão bem escrita que me despertou a curiosidade para ler esse livro.

Beijos e já estou seguindo.

Blog da Joanna

Sonia Verardo said...

Very interesting post!
Would you like us to follow eachother on GFC?
Let's keep in touch!
xo from Italy,
Sonia Verardo
http://www.trenchcollection.com/

Náthaly Himmel said...

Nossa adorei a resenha. Esse tipo de livro tb não me atraí, mas é muito bom que você esteja aberta a novas coisas. Um beijão!

https://blogdahimmel.wordpress.com

Bê Gonçalves said...

Sua resenha ficoi incrivel, mas confesso que esse tipo de livro não me atrai,
bjkas e ótima semana http://garotafucada.blogspot.com.br/

Bianca Layouts said...

Só pelo titulo já dá vontade de ler até acabar hahaha!
Bjs

http://www.umamineirasonhadora.com/

Erika Gm said...

Simplesmente estou querendo muito ler esse livro,e depois da sua resenha fiquei mega curiosa para logo ler ele <3
Beijos
http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

Três Estações said...

Quero muito ler o livro, já assisti o filme e gostei muito! Adorei a resenha, super completa e explicativa!
Adoro seu blog!! Já deu uma olhadinha no meu? Se quiser seja muito bem vinda! Tá cheio de novidades.
Um beijo linda!!

www.tresestacoes,com

Graziela Oliveira said...

já assisti o filme e gostei bastante! e agora com a sua resenha fiquei com vontade de ler o livro!
deve ser mt legal (:

ps: vce perguntou no meu blog se a fita 3m segurava os quadrinhos na parede e sim, segurou certinho mas é a 3m mais grossinha sabe? que aguenta algum peso.

www.blogamorarosa.com

Amanda L.T. said...

Tinha ouvido falar do filme, e ele não parece mt atrativo. Mas sua resenha do livro me deu curiosidade.
beijos.
http://www.amandatelo.com/

Gabriela Mayer said...

Leia que você não vai se arrepender!

Beijão

Gabriela Mayer said...

Esse livro com certeza vale a pena ser lido!

Beijoss

Gabriela Mayer said...

Leia sim! Ele é demais <3

Beijos

Gabriela Mayer said...

Essa versão é muito fofa <3

Beijão

Gabriela Mayer said...

Super recomendo, leia sim!

Beijão

Gabriela Mayer said...

Que bom que despertou seu interesse! *-*

Beijão

Gabriela Mayer said...

Leia sim!

Beijão

Gabriela Mayer said...

Que bom que gostou da resenha!

Beijão

Rebeca Franca said...

Eu vi o filme e curti muito, mal sabia que tinha livro, mas agora que eu sei, vou correndo procurar a editora aqui no Brasil, ameeeeei esse filme e espero muito conseguir ler o livro. Beijinhos <3 <3 <3
Bomba de Morango

Postar um comentário