sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

1 Livro 1 Música

05/05/2015

Comentário(s), gabi

Livros e música sempre serão as minhas duas maiores paixões.

Geralmente quando eu estou lendo eu não costumo ouvir música e vice-versa, meio que para não perder a concentração e porque se eu estou lendo, eu gosto de prestar atenção total no livro e ter a chance de mergulhar na história sem distrações.

Mas principalmente para mim que ouço muita música é impossível não fazer uma  conexão entre os dois mundos. Sabe quando você está escutando uma música, ouve certo trecho e se lembra daquele livro que te tirou o fôlego e percebe que a letra se encaixa perfeitamente no enredo?

Então, isso acontece muito comigo.

Eu viajo total nos mundos fictícios, e não sei se isso é um defeito, mas vivo sonhando acordada pensando naquele livro perfeito e revisitando minhas cenas e momentos prediletos.

E o post de hoje tem essa proposta: relacionar um livro com uma música.

Jogos Vorazes de Suzanne Collins é uma série, mas quando eu estava lendo o último livro, Mockingjay/A Esperança contradizendo o fato de eu não costumar ler ouvindo música, eu li esse livro ouvindo uma playlist com muito Tears For Fears.

E querendo ou não, virou automático sempre que eu ouvia Everybody Wants To Rule the World automaticamente eu me lembrava da história.

E agora, pasmem! Quando o filme foi lançado, adivinhem qual música estava na trilha sonora? Isso mesmo, Everybody Wants To Rule the World na voz da cantora Lorde!

Confira só a sinopse do livro e um trecho da música e veja se não tem mesmo tudo a ver.

Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão.


"Mesmo enquanto dormimos
Nós encontraremos você
Comportando-se da melhor maneira
[...]
Todos querem governar o mundo
[...]
Ajude-me a decidir
Ajude-me a aproveitar
O máximo da liberdade e do prazer
Nada dura pra sempre
[...]
Todos querem governar o mundo"

Eu ainda prefiro a versão original, mas não tem dúvidas, essa música tem tudo a ver com a trama e pelo jeito não foi só eu que achei, né? haha
A série de livros A Seleção tem essa proposta super clássica apresentando uma mundo fictício aonde reis e rainhas, princípes e princesas ainda são reais, por mais que de forma bem mais atual, os livros da escritora Kiera Cass não perdem aquele quê do tradicional "contos de fadas".

Eu não sei vocês, mas quando ouço a música Style da Taylor Swift (pessao viciada aqui) me vem em mente exatamente a personagem America relutando em se render ao sistema da Seleção e ao mesmo tempo o afeto que ela cria pelo príncipe Maxon, falando particularmente do livro um.

Por mais que seja uma personagem forte, a ruiva America tem todo "o charme clássico" que a Taylor canta a respeito no música.  Confira só!

Sinopse: Para trinta e cinco garotas, A Seleção é a chance de uma vida. É a oportunidade de ser alçada a um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha. Para America Singer, no entanto, estar entre as selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás o rapaz que ama, abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer e viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes. Então America conhece pessoalmente o príncipe e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que nunca tinha ousado imaginar.


"Você tem aquele olhar de James Dean, sonhador
Eu tenho lábios vermelhos, algo clássico que você gosta
E quando nós desabamos
Conseguimos ressurgir, todas as vezes
[...]
Você tem aquele cabelo longo, jogado para trás
E a camiseta branca
Eu tenho aquela fé de menina boa
E uma saia curta apertada
[...]
Pois nós nunca saímos da moda
Nós nunca saímos da moda"

Por que eu lembro do livro A Seleção ouvindo Style? Simplesmente porque uma boa história de contos de fadas nunca sai de moda. <3
Pensaram que eu ia citar mais algum livro de série famosinha? Nada disso, o terceiro livro é nada mais nada menos que o clássico Dom Casmurro de Machado de Assis, e sim, eu amo literatura brasileira, mas isso é assunto para oooutro post.

Dom Casmurro é aquele tipo de livro que a leitura é obrigatória na escola ou na lista do vestibular e eu preciso dizer para vocês que ler esses clássicos nunca foi sacrifício para mim, principalmente quando se tem um livro tão fantástico em mãos.

Não se deixe enganar pela escrita rebuscada que pode te parecer "chata" a primeiro momento, Dom Casmurro é uma leitura ótima e possui uma das histórias que mais geram opiniões divergentes a seu respeito. Afinal, Capitu traiu ou não traiu Bentinho?

Não tá entendendo nada? Ok, eu simplifico.

Sinopse: Bento Santiago se dispõe a narrar a história de sua vida. Trata-se de um homem na casa dos 60 anos, que, supostamente, teria muito o que contar. No entanto, desde logo fica evidente que seu interesse pela própria biografia tem um foco bastante dirigido: o relacionamento com a jovem Capitu, a vizinha que viria a ser o grande amor de sua vida. Personagem fascinante, Capitu possui um extraordinário poder de sedução, manifesto em seus “olhos de cigana oblíqua e dissimulada”, capazes de atrair como a ressaca do mar.

Bentinho é o dito "Dom Casmurro" da história e Capitu é a outra protagonista por quem ele se apaixona ainda na adolescência.

Como o livro é narrado do ponto de vista de Bentinho, ele tende a ser muito tendencionista, te influenciando pelas próprias suposições do narrador e não com o que verdaeiramente aconteceu.
O caso é que Bentinho, cego de amores por Capitu, faz um amigo, Ezequiel e durante a história passa a desconfiar da traição dela com o amigo. Se a traição de fato ocorreu, ninguém sabe até hoje.

E a música que se relaciona com o livro?

Essa veio direto da playlist das minhas músicas prediletas de todos os tempos, Creep do Radiohead, uma das minhas bandas favoritas também. <3


"Quando você esteve aqui antes
Nem pude te olhar nos olhos
Você é como um anjo
Sua pele me faz chorar
Você flutua como pluma
Num mundo perfeito
Eu queria ser especial
Você é tão especial
[...]
Mas eu sou uma aberração, um esquisito
Que diabos é que eu estou fazendo aqui
Este não é meu lugar"

O sentimento de inadequação da primeira pessoa contra a admiração exacerbada de sua suposta paixão é basicamente um reflexo de Dom Casmurro, Bentinho que amou tanto Capitu e talvez por nunca se achar bom o suficiente para ela acabou achando uma maneira de boicotar o próprio relacionamento.

Bom, essas foram as minhas escolhas, mas e vocês, acharam que os livros se relacionaram com as músicas? Gostaram do post? Têm em mente alguma outra relação?

Se vocês se inspirarem para fazer um post do gênero eu vou amar conferir!

23 Comments:

Mariane said...

Amei o post! Achei super legal relacionar os livros com músicas, ótima ideia!
Adorei suas combinações <3
Um beijo

Dicas para Todas

Aline Patricia said...

Amo o 2° clipe.

http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

Cecília said...

Esse livro a seleção parece ser legal, nunca li
beijoos

www.manguitarosa.blogspot.com.br

Angel Poubel said...

Incrivel!! A ideia desse post foi sensacional
'Dom Casmuro' <333

Curta:
https://www.facebook.com/BLOGAngelP?fref=ts

Siga:
@angelpoubel

Big Kiss ;*
www.angelpoubel.com

PATRICIA BORBA said...

Adorei a ideia de relaciona o livro com a musica, acho que eu não tenho essa capacidade hahaha

Tem post novo no blog, estou te esperando!

http://patibborba.blogspot.com.br/

Beijooo

Bia Merlin said...

Adoro tears e radiohead. Lembro até hoje que radiohead foi o motivo de eu ter conhecido meu namorado kkk ♥
Muito legal a ideia desse post.
http://omurodemerlin.blogspot.com.br/

Yara Sousa said...

Adorei a ideia, estou pensando aqui como posso fazer o link de um livro com uma musica e pra mim está sendo bem difícil.
Mas aaamo de paixão Dom Casmurro e pra mim quase tudo que é música pode lembrar ele, eu praticamente "vivi" o livro de tão envolvida que eu estava com ele
li umas 5 edições diferentes, assisti peças, fui a julgamentos, a minissérie e tudo o mais.
Adoro meeesmo.
Beijo!
www.yarasousa.com

ǝ.ǝ Izaberu Tokki ǝ. ǝ said...

Achei o post bem diferente *parabens*! Achei perfeito a musica escolhida para o livro A esperança dos jogos vorazes, ainda não cheguei a ler ele mas espero um dia. Já li Dom Casmurro, tenho uma coleção inteira, e achei a música escolhida para tal muito significativa que podia até ser trilha sonora se Dom Casmurro virasse filme.

Tudo combinou, perfect <3
Kissus da Iza // ★*゚*☆*゚**゚*☆*゚*
By || Hi Tokki 안녕하세요 맛있는 ||

.lívia. said...

que post mais bacana!!! eu AMO creep do radiohead e essa musica do tears for fears tbm! vc já ouviu ela na versao da lorde? é incrivel, vale procurar ;)

www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido

Hey I'm With The Band said...

Dom Casmurro caiu na prova do meu vestibular á alguns anos atrás hehe. Eu também amo literatura brasileira, principalmente aquelas histórias que viraram peças de teatro! <3
Se fizer um post sobre isso eu quero muito ler heim!
Essa música da Taylor eu não curto muito, mas o clipe é lindo!

http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

Adriane Quaresma said...

Mto bom esse post gostei mtoo

Bjss

http://lindamenina-dri.blogspot.com.br/

Rascunhos de estilo said...

Caramba... amei, muito legal o post!!!
Bju Bju

Camila said...

Nossa achei bem legal musicas é livros são sempre marcantes... e você relacionar os dois no post foi bem legal...adorei achei super diferente e criativo parabéns pela criatividade!!!
Beijokas da Camila e Carol
http://www.vamospapear.com/

Amanda L.T. said...

Que post interessante, a ideia foi maravilhosa e eu amei o resultado! Às vezes me pego ouvindo uma música e pensando em como a letra se encaixaria na vida de tal personagem.. loucura.
beijos.
http://www.amandatelo.com/

Hellz. said...

post criativíssimo, que não tinha visto ainda por aí. Adoro tears for fears <3

não consigo ler ouvindo música também, embora eu AME a trilha sonora que a stephenie meyer divulgou como alternativa, as músicas que ela ouvia enquanto escrevia.

Dom Casmurro é um livro que já tentei porém nunca consegui ler :(

beijo
beinghellz.blogspot.com

Fernanda Morgado said...

Adorei a ideia! Eu amo essa música da Taylor e quero muito ler A Seleção. :D
Ainda não li nenhum desses, na verdade.
Beijos!

www.fernandamrgd.com

Aline Molleri said...

Quando li 50 tons de cinza (julgue-me hahahah) 2 músicas se enquadraram perfeitamente Sex on Fire e Somebody that i used to know .

www.hipermetropiafashion.com.br

Erika Gm said...

Essa ideia foi simplesmente ótima,um post de uma super criatividade,simplesmente amei mesmo o resultado.
Tenho tantas musicas que ficariam perfeitas para cada personagem de livros que eu leio rsrs.
Adorei que tem a Taylor <3
Beijos
http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

Esmalte & Cia said...

Adorei a ideia , parabéns pelo post super criativo parabéns
http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

Esmalte & Cia said...

Adorei a ideia , super criativo o post parabéns :)
http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

Gabriela Mayer said...

Pode deixar que farie, literatura brasileira é dez <3

Beijos

Gabriela Mayer said...

Sim! As vezes é impossível não fazer essa relação haha

Beijos

Amanda said...

Nossa genial a ideia de relacionar,livros e música!!! :D
:*
www.amandahillerman.wordpress.com

Postar um comentário