sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

#BlogSOS: Imagens ilustrativas dos posts, dicas e fontes de imagens grátis

29/05/2015

Comentário(s), gabi

O que te chama a atenção em um post de modo que te desperte a curiosidade de lê-lo?

O título? Sim, com certeza ele é um fator importante, mas saiba que as imagens ilustrativas são captadas mais rapidamente pelo nosso cérebro, e antes mesmo de lermos o título, ele já terá despertado ou não o interesse naquele post apenas com a imagem ilustrativa.

Nos posts nós podemos usar fotos nossas ou de terceiros, mas precisamos ter atenção com os dois tipos.

Quando vamos fazer um post de resenha ou usar qualquer fotografia de nossa autoria, devemos levar em conta um monte de outros fatores antes de incluir aquela foto no post e apertar o botão “publicar”. Como você quer que seu blog seja percebido? Além do design de sua página, as imagens que você usa será de suma importância para chamar a importância de seus posts e construir inconscientemente nos leitores a sua ”marca”. Aquele estilo que é a sua cara, sabe?

Claro, como blogueiros, a maioria aqui não é fotógrafo profissional e nem precisa ter a melhor câmera do mundo para tirar fotos de qualidade para o seu blog, quer ver só? Confere só essas dicas de fotografia.
  • Boa iluminação. A iluminação é tudo, e pode transformar qualquer foto, então sempre que for tirar fotos, escolha fazer isso durante o dia, porque não há nada melhor do que a luz solar para ajudar a dar uma boa definição e resolução à sua foto. Principalmente se você, como eu, tira fotos pelo celular, escolha sempre lugares bem arejados e evite tirar fotos à noite.
  •  Um bom fundo ou cenário. Um fundo com muita informação às vezes pode tirar a atenção e foco do produto, então prefira tirar contra um fundo branco ou talvez outros objetos que complementem e combinem com o produto exposto, seja com cores nos mesmos tons ou formatos parecidos.
  • Fotos horizontais. Prefira tirar fotos horizontais, pois na hora que você for postá-las, elas se adaptarão melhor na área de postagem enquanto as fotos verticais tendem não se encaixar bem no formato ou perder a definição se forem aumentadas para ocupar o mesmo espaço dependendo da definição da fotografia.
  •  Composição da foto. Até a posição do produto ou produtos é algo para se ficar de olho. Será que os objetos ficam melhores dispostos lado a lado? Organizados? Espalhados pelo “cenário”? Uma dica é tentar várias composições e fotografe e depois na hora de edição, selecione aquelas que ficam mais agradáveis em sua visão.

Eu, por exemplo, me inspiro muito em outras blogueiras. Sabe quando você bate o olho e acha aquela foto visualmente agradável? Então, é mais ou menos isso que eu tento recriar.

Confere só o exemplo das blogueiras abaixo que acertam quando o assunto é fotografia.

Paula Buzzo do blog Não Provoque
Melina do blog Serendipity
A composição das fotos dela são muito lindas!

Camila Coelho do Super Vaidosa
Amo a forma como a Camila dispõe os produtos para fazer review, ela é uma ótima inspiração!

Gostaram das dicas e inspirações?

Já quando você vai usar fotos de terceiros o assunto complica um pouco.

Se você tem o costume de pegar fotos aleatórias no Google e usar para ilustrar seus posts saiba que isso é se apropriar da propriedade de terceiros sem consentimento e vamos concordar que não é muito legal usar o trabalho dos outros em nosso nome, né? 

No mínimo, quando vocês fizerem isso, e as vezes isso é necessário, não se esqueçam de dar os devidos créditos ao autor original para evitar qualquer dor de cabeça futura.

Mas eu sei que muitas vezes não é possível tirar fotos para todos os nossos posts, então saiba que isso não é problema pois existem vários sites que dispõe gratuitamente fotos profissionais que você pode baixar e usar com a licença criativa, ou seja, você pode fazer o que eu quiser com as fotos desde que não tenha fins lucrativos.

Eu uso e recomendo muito o PicJumbo e outros sites como o SplitShire e o MMT.

São várias as alternativas, mas nada melhor do que usar nossas próprias fotografias, não é?

Mas lembrem-se também, a fotografia ou imagens ilustrativas são importantes mas não se esqueçam que o conteúdo é mais. Use a fotografia para ilustrar e reafirmar suas palavras, mas, a menos que você for um blog de fotografia, apenas imagens não fará do seu post um bom post.

E não se esqueçam de conferir os outros dois posts da série #BlogSOS, eu já falei sobre Blogger vs WordPress e também Design, template e aparência da página!

Mas e vocês, gostaram das dicas e inspirações? Têm sugestão de algum tema?