sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Resenha: Academia de Vampiros por Richelle Mead

18/05/2015

Comentário(s), gabi

Essa semana estava arrumando meus livros na prateleira quando me deparei com o Vampire Academy lá esquecido e pensei “porque eu não fiz resenha dele mesmo?” e lembrei do motivo, que já já eu conto.

Eu comprei esse livro no meu último dia lá nos EUA, porque queria algo para ler no avião e como minha irmã caçula é muito fã da série Academia de Vampiros decidi conferir também. Fora que achei a capa da versão promocional do filme muito legal e não pude não levar.

No fim não consegui ler no avião porque como viajei a noite, as luzes se apagaram e como a maioria dos passageiros estava dormindo eu não queria atrapalhar o sono de ninguém acendendo minha luz, né? Haha

O fato é, chegando ao Brasil eu finalmente li o livro que é o primeiro volume da série Academia de Vampiros, esse em questão se chamando O Beijo das Sombras em português, e estava com boas expectativas a respeito porque eu sou fascinada pelo universo de vampiros e porque minha irmã havia me recomendado muito. Então, vamos conferir minha opinião?
Sinopse: Esqueça tudo o que você aprendeu sobre vampiros — eles definitivamente não brilham à luz do sol, e vivem em uma sociedade bem mais complexa do que você imagina. Rose e Lissa sabem disso melhor do que ninguém. Lissa é a princesa de um clã muito importante de vampiros. Sua melhor amiga, Rose, é meio vampira, meio humana, e tem como missão se tornar guardiã de Lissa. Pressentindo que algo ruim vai acontecer, Rose decide que devem fugir. Elas passam dois anos assim, mas são encontradas e levadas de volta à escola de vampiros São Vladimir, onde terão que relembrar as causas de sua fuga e sofrer suas consequências. São paixões e vidas em jogo, traições e reviravoltas de tirar o fôlego, parte do mundo criado por Richelle Mead e povoado por personagens fortes e irresistíveis.

Onde comprar: Essa versão promocional do filme vocês encontram no site da livraria Saraiva, mas no site da Submarino vocês encontram todos os livros da série em uma super promoção.
Eu comprei o meu no Walmart mesmo e ele ainda veio com um pôster do filme dentro. Super lindo, né?

Agora quanto à história em si... Não foi amor nem à primeira, nem segunda, nem última página. Pois é gente, o livro estava esquecidinho lá porque eu não gostei da história. ):

O livro começa com Rose e Lissa vivendo no mundo humano, escondidas já que elas haviam fugido do instituto de vampiros há dois anos. E já nesse início é visto como a amizade das duas é forte, e mesmo com todas as tentativas de Rose defender Lissa, já que essa é sua função como mestiça e futura guardiã da amiga, elas são capturadas e mandadas de volta à escola que elas haviam fugido justamente por sentirem um perigo rondando-os e ameaçando a vida de Lissa.

E mesmo que Lissa fosse uma vampira da realeza e ficar no instituto fosse aparentemente a opção mais segura, Rose resolveu tirá-la de lá ao sentir que algo de ruim ameaçava o bem-estar da amiga. O que deu certo, até serem obrigadas a voltar ao Instituto.

Muita coisa mudou no tempo em que elas estiveram fora, como o nível do poder de Lissa, que estão muito mais fortes, e também os círculos de amizades. As duas que eram as mais populares antigamente, agora não só são vistas com maus olhos, como também são alvo de chacota da garota que tomou o lugar de Lissa tanto na popularidade, quanto ao lado do seu namorado.

Agora de volta ao Instituto, com a segurança redobrada ao seu redor e ainda mais ameaças as rondando, Rose tem que além de começar seu treino como guardiã, ainda zelar pela segurança de Lissa que se vê cada vez mais frágil pelo próprio descontrole dos poderes quanto pelas ameaças anônimas que começa a receber.

Além do convívio com os outros estudantes que não será fácil depois que foram capturadas da fuga, elas ainda terão que lidar com a ameaça invisível que ronda Lissa e que sequer sabem do que se trata e dos dramas amorosos que não podiam faltar na trama.

Rose, que já é ousada por natureza se vê atraída por seu treinador Dimitri, que sempre deixa claro que não quer nada com ela, e Lissa que se viu balançada com o reencontro com o ex-namorado, começa a desenvolver um interesse perigoso pelo garoto misterioso filho de um vampiro que se voltou para o lado das trevas.
A história em si é realmente bem trabalhada e aborda o tema “vampiros”, que já é tão batido, de forma bem criativa e elaborada. Mesmo com os personagens adolescentes, a trama também não peca no quesito futilidade, e até os romances são bem dosados, nada exagerado.

Se você deseja aventura, você vai encontrar, romance na medida certa, também, mistério? Também.

Mas o que faltou para mim foi aquele fator que te prende na história de forma que você não vê a hora de saber o que vai acontecer pela frente. Li o livro por ler, mas quando terminei a história, não me senti maravilhada nem nada, e nem curiosa a respeito da continuação da série, de forma que parei no livro um.

Tem gente que ama a série, minha irmã é uma delas, mas esse não foi meu caso.

O livro inclusive, ano passado virou filme, e vocês o encontram disponível no Netflix mesmo. E posso dizer uma coisa? Que eu não gostei muito do livro, ok, mas o filme, eu meio que odiei mesmo.

Não pelo fato da história não me agradar, mas sim porque eles adaptaram a história de forma que ela se parecesse com uma “comédia adolescente” que definitivamente não tem nada a ver com a história do livro.

Confiram só o trailer:


Bom, essa foi minha opinião, talvez tenha decepcionado alguns, mas foi apenas o que eu achei, e infelizmente a série não conquistou meu coração. ):

Mas e vocês, já leram a série? Gostaram? E o filme, já conferiram?