sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Como conquistar o cabelo liso perfeito - escova progressiva x definitiva

25/06/2015

Comentário(s), gabi

Você que me segue no Instagram ou que curte a page do blog no Facebook, deve ter visto aquela foto em que eu postei do meu cabelo hoje depois de mais de 5 horas no salão de cabeleireiro, mas para você que não sabe do que se trata eu vim fazer esse post especialmente a respeito.

“Pra começo de conversa, o que foi que você foi fazer no salão que demorou tanto, Gabi?” você deve estar se perguntando.

Vocês que me acompanham e acompanham o blog, me conhecem desde sempre com o cabelo liso, mas ele não é natural. Na verdade ele é tratado quimicamente com a escova definitiva, e hoje eu fui ao salão retocar minha raiz que já estava bem grandinha já que a última vez que eu havia feito o processo foi em dezembro.

Vem conhecer um pouco mais sobre o processo!

A escova definitiva também é conhecida como escova japonesa, e como o nome mesmo já diz, esse é um processo de alisamento que alisa os fios para sempre. Quase milagroso, né?

A escova progressiva é bem difundida e conhecida por todo mundo e eu mesma já fiz muitas vezes, mas a diferença da progressiva para a definitiva é bem grande: enquanto a progressiva alisa o cabelo e perde o efeito em até três meses, com a escova definitiva os fios nunca mais voltam ao seu estado original, necessitando apenas de retoque na raiz natural de tempos em tempos.

Meu cabelo natural é enrolado, mas como ele é bem longo ele ficava apenas um ondulado volumoso e cheio de frizz. Pensa em um cabelo indomável...

Desde os meus treze anos eu testava diferentes tipos de escova progressiva, já fiz a marroquina, a de chocolate, com formol... Mas o resultado era sempre o mesmo, alisava na hora e depois de um tempo voltava tudo ao normal só não tão normal assim.

Não sei se com mais alguém foi assim, mas depois de passar química no meu cabelo natural, ele nunca mais voltou a ter cachos e ele ficou bem sem forma mesmo e olha que eu até tentei assumir meus cachos, mas acabei enchendo o saco de cuidar daquele cumprimento sem forma e volumoso enquanto a raiz crescia enrolada e foi aí que me rendi à progressiva mais uma vez. E é óbvio que não deu em nada de novo.

Até o milagre da escova definitiva acontecer na minha vida.

Minha mãe disse que uma conhecida dela tinha feito no cabelo e tinha ficado bem liso e que nunca mais voltava ao normal, mas depois de tantas decepções eu nem fiquei muito esperançosa, mas resolvi arriscar já que por ser tão mais caro que a progressiva comum o processo tinha que dar resultados.

E não é que valeu a pena mesmo?

Confere esse gráfico de comparação abaixo só parar você ter noção dos principais pontos de diferença entre os dois processos.
Como vocês podem ver a escova definitiva além de alisar sem formol, ainda te dá um resultado definitivo sem danificar seus fios.

E essa média de preço varia muito de salão para salão, também, mas eu quis dar uma comparada só para vocês terem noção da diferença de preço entre os dois processos.

Já o motivo da definitiva alisar sem perder sua eficácia com o tempo é que o produto que é utilizado nesse processo é a base de amônia e penetra no fio de formar a mudar a estrutura do fio da textura natural para o liso chapadérrimo. No processo ainda é aplicado uma camada de produto a base de queratina e outros componentes que ajudam a hidratar os fios e mantê-los saudáveis e brilhantes mesmo depois desse processo que parece tão agressivo.

Ou seja, além de alisar seu cabelo definitivamente, esse processo ainda cuida dos seus fios. Não é demais?

A única parte bad de tudo é que infelizmente a gente não pode mudar a genética e a raiz continua crescendo naturalmente, mas para isso existe o retoque de raiz que é indicado a cada três, quatro ou seis meses, isso vai de cada um já que a cada mês a raiz cresce 1 centímetro.

Eu fiz a escova definitiva pela primeira vez em agosto do ano passado e se você me perguntar se meu cabelo voltou a enrolar, eu digo: nenhum pouco! Sou oficialmente lisaaa (até minha raiz voltar a dar as caras).

Da última vez fiz minha raiz em dezembro, ou seja, 4 meses de intervalo, e gente, minha raiz tava me pedindo socorro, o que é uma parte chata de fazer esse tratamento já que o cabelo fica lá lisérrimo mas a raiz por mais que não esteja aparente começa a ficar mais alta dando um volume desagradável que a chapinha não resolve muito bem.

Mas dessa vez aos 4 meses a raiz ainda estava dando pra manter só com secador depois de lavar sem ficar enrolada, alta nem aparente, mas agora, beirando os 6 meses do último retoque já não dava mais pra segurar a barra e eu fui lá fazer a raiz mais uma vez.

Mas Gabi, quanto você pagou nesse processo milagroso?

Bem, infelizmente como a maioria das coisas boas dessa vida são caras, a escova definitiva também está inclusa nessa, principalmente pra mim que tenho esse cabelãooo.

Eu paguei 400 reais na primeira vez que fiz no cabelo inteiro, depois 240 no retoque da raiz em dezembro e mais 280 agora nesse último retoque. Como vocês pode ver, só o retoque é mais caro que uma escova progressiva no cabelo todo, mas em compensação os resultados não podem nem ser comparados, né?

É caro? É. Vale a pena? Sim!

Porque é aquilo né, de que adianta pagar barato em processo e não ter o resultado almejado e ainda ter de ficar refazendo em um pequeno espaço de tempo? Pelo menos com a escova definitiva, é um dinheiro bem gasto de um investimento que vale toda a pena.

Uns dizem que o resultado da definitiva é artificial e o da progressiva é mais natural e eu já desmistifico aqui pra vocês: mentira pura. O resultado dos dois é igual, e sim, você sai do salão depois dos dois processos parecendo uma índia com o cabelo chapado, mas ao lavar depois de três dias, o cabelo fica com uma caimento super natural, e se você não contar ninguém vai desconfiar que você não nasceu com aquele cabelo. ;)

Bem, existem vários produtos, salões  e profissionais que fazem esse processo da escova definitiva, mas eu queria deixar minha indicação para quem é aqui da região de Campinas ou da cidade de Hortolândia do salão que é aonde eu faço esse processo, o Simone Cabelos que é um salão da franquia cabeloliso.com que como o nome diz, é o responsável pelo produto milagroso de alisamento utilizado no meu cabelo.

No site do cabeloliso.com existem várias outras unidades espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, então se você estiver interessada, checa lá no site para ver se não existe alguma unidade perto de você!

Bem, essa foi minha dica de hoje, e eu infelizmente esqueci de tirar uma foto do antes, mas dá só uma olhada no resultado do depois do meu cabelo.
Vale ou não vale a pena?

Mas e vocês, já conheciam esse processo? Alguém mais já fez escova definitiva no cabelo?