sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Como limpar pincéis de maquiagem em casa

06/06/2015

Comentário(s), gabi

Ultimamente a minha pele anda me pedindo socorro.

Se passei pela adolescência com a mesma pele lisinha, quando cheguei aos 18, BOOM! Olá espinhas, olá cravos, olá maquiagem para esconder isso tudo.  Passei a realmente entender a necessidade de uma boa base, pó e corretivo, além de mil e outros produtos que ajudar a prevenir e combater as espinhas.

Mas comecei a perceber que quando tinha uma melhora com os produtos de prevenção, era só eu passar maquiagem que no dia seguinte, uma espinha aparecia no meu rosto, foi aí que me atentei a um fato que nem eu nem muitas outras meninas se atenta: a higiene dos pincéis.

Eu tenho alguns pincéis a mais de um ano e preciso confessar aqui: nunca tinha lavado nenhum.

Muito se fala na higiene e blá blá blá, mas na hora de botar tudo pra lavar dá uma preguiça...

O problema é que além dos pigmentos das makes começarem a perder a cor original quando passados com os pincéis sujos, existem também as milhares de bactérias que se proliferam ali nas cerdas. E bem, não há tratamento pra pele que dê certo se se continuar usando um pincel imundo, né?

Foi por isso que resolvi tomar vergonha na cara e finalmente lavar meus pincéis.

Acho que todo mundo já ouviu falar da técnica caseira de lavar com shampoo de bebê, geralmente o Johnson's Baby, mas o fato é que eu estava fazendo a sobrancelha e comentei o assunto com a designer e ela me passou outra técnica ainda mais fácil: usando detergente neutro.
Se você não tem shampoo nem detergente neutro a mão, também dá pra limpar os pincéis usando shampoo neutro, sabonete líquido ou em barra mesmo, e o jeito de lavá-los é o mesmo, confere só.

Dizem que só com a água e o produto já está bom, mas a designer me recomendou usar água morna, e não sei se isso ajuda a matar as bactérias ou não, só sei que por via das dúvidas eu esquentei um pouco a água.

Depois de separados a água, o produto escolhido e os pincéis, para limpá-los é bem fácil.
Você despeja o produto na mão, molha o pincel que vai ser limpo, e depois o esfrega em movimentos circulares leves na mão até formar uma espuminha (que vai ficar suja), então você limpa o excesso na água e repete esse processo até ver que o pincel deixou de soltar sujeira.

Depois de fazer isso é só colocar para secar e pronto, eles estão limpos! É tão fácil que eu me perguntei por que não tinha feito isso antes...

Para limpar os pincéis de esponja é o mesmo processo, e se você for limpar algum pincel com cerda natural, recomenda-se passar um pouco de condicionador de cabelo nas cerdas para ajudar a mantê-las macias.

Depois de lavado, o certo é deixar os pincéis secando por uma noite, mas se você tem pressa e quiser acelerar o processo, pode ajudar usando o secador. Mas lembre-se de deixar o jato a uma boa distância das cerdas para não correr o risco de danificá-las.
Eu deixei os meus passarem a noite secando, e na manhã seguinte eles já estavam secos e limpinhos.
Se você tem medo de endurecer as cerdas ou esponjas depois de lavá-los em casa, pelo menos do modo que eu fiz, elas continuaram intactas depois do “banho”.

Depois de aprender essa técnica caseira, não vou mais deixa-los chegarem a situação de antes prometo!

E lembrem-se: é recomendado que se lave os pincéis toda semana ou de 15 em 15 dias!

Mas e então, vocês gostaram da dica? De qual jeito vocês higienizam seus pincéis de maquiagem?