sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

20 Coisas que Aprendi Antes dos 20

17/07/2015

Comentário(s), gabi

Pois é, birthday girl aqui na área nesse dia 17 de julho completando 20 aninhos.

To fazendo aniversário, mas acha que isso significa que o blog vai ficar sem post? Claro que não!

O post de hoje é mais reflexivo, porque eu sinto que toda época em que a data do meu aniversário se aproxima eu fico mais consciente dessa questão de tempo, e como ele às vezes passa rápido e a gente nem se dá conta.

Bate aquele medinho de o tempo passar e deixar a gente pra trás, com um monte de planos e sonhos não realizados, mas se você parar pra pensar, nenhum tempo é desperdiçado e esse post é justamente para ilustrar isso.

Se for pensar 20 anos é pouca coisa, mas para mim é uma vida inteira, e por mais nova que eu seja, a vida já me ensinou muita coisa também.

Essa é a minha lista, e nesses meus 20 anos de existência eu aprendi...

1Que a verdadeira felicidade não está nas coisas materiais.

Por mais que tudo ao nosso redor enquanto crescemos nos diga que ter é sinônimo de ser, chegamos em uma certa idade que descobrimos que tudo o que é material traz uma satisfação apenas momentânea, nunca é algo duradouro. Tá aí uma lição pra vida, focar menos no ter e mais no ser.

2Aproveitar o momento presente como se fosse o último.

Não só nós jovens, mas boa parte dos seres humanos tem essa tendência de pensar no futuro como se fossemos imortais e infelizmente acabamos deixando de aproveitar o presente sem perceber que cada momento é uma dádiva.

3Que os tropeços fazem parte do caminho.

Quem nunca desejou ter uma vida perfeita, sem problemas nem preocupações? É claro que é impossível, e durante a vida nós vamos enfrentar vários obstáculos, o que nos leva para a próxima lição...

4Os problemas são oportunidades disfarçadas de obstáculos.

Em cada problema e situação difícil está escondida a semente da evolução. Uma vez ouvi que as pessoas mais desagradáveis que temos ao nosso redor são os nossos maiores mestres e isso é tão verdade quanto o princípio de que o que importa não é o problema, e sim como você reage a ele. Você vai deixa-lo ser um obstáculo ou vai usar essa situação como uma escada?

5Eu sou a pessoa mais importante da minha vida.

Pode parecer meio egocêntrico, mas acredite que essa lição é muito mais interiorizada do que egoísta. Se colocar no papel de pessoa mais importante da sua vida vai te permitir não só priorizar sua própria felicidade, como também perceber que não podemos fazer nada pelos outros além de ensiná-los de que eles também são os únicos responsáveis por si mesmos.

6Qualquer forma de amor é impossível se você não amar a si mesmo.

Essa é uma lição mais difícil de ser aprendida, pois nós literalmente não somos ensinados a amarmos a nós mesmos, é sempre pelos outros, com os outros, mas e nós mesmos, vivemos abandonados esperando receber amor de uma fonte exterior? Quando nos amamos de verdade, nós passamos a ver as coisas com os olhos do coração, e não pelos olhos do ego, e passamos a ver também que nem todo tipo de apego é amor de verdade. A frase “amai ao próximo como a ti mesmo” te diz alguma coisa?

7A felicidade está nas pequenas coisas.

Um momento com sua família, uma conversa na madrugada com sua melhor amiga, comer a sua comida predileta, dançar ao som da sua música favorita, estar todo dia ao lado de pessoas que se importam com você de verdade, ter saúde... São coisas pequenas e tão corriqueiras que até esquecemos de dar o devido valor. Mas hey, tudo isso é um pequeno pedaço de felicidade disfarçado de rotina.

8A importância da família. Quando ninguém mais estiver lá, eles estarão do seu lado.

Quando somos muito novos nós temos esse espírito livre que quer descobrir o mundo, que acha que o céu não tem limites e que aqueles amigos que pensam exatamente igual a você te entendem melhor do que seus pais. Mas amigos passam, muitos te abandonam, e quando todos te deixarem para trás, aquelas pessoas lá da sua casa que você não dava valor são as únicas que ainda estarão lá, se importando com você.

9A verdadeira força não está em ser imbatível, mas sim em cair e ter força para se reerguer. 

Ser forte de verdade não é não chorar nunca, não é nunca se deixar abalar e enfrentar tudo de cabeça erguida. Ser forte de verdade é cair, é chorar, é querer desistir mil vezes no meio do caminho, mas ainda assim quando você estiver lá embaixo, você se lembrar do porque começou a caminhada e mesmo fraco e ferido, se levantar mais uma vez. Ser forte é reconhecer sua própria fraqueza e não deixar que ela te limite.

10A vida é feita de altos e baixos.

Os baixos estão ali para te mostrar a sua própria força, para você provar a si mesmo qual o tamanho da sua determinação. Os altos estão ali para te recompensar e para te mostrar que sempre vale a pena lutar pelos seus objetivos.

11Sonhar é necessário, agir é imprescindível.

Uma vida sem sonhos é uma vida sem graça. Imagina viver uma vida sem que você tenha um motivo para levantar da cama todos os dias? Mas nenhum sonho se realiza se ficar só dentro da cabeça.

12Nem tudo sai da maneira que desejamos.

Nós podemos correr atrás dos nossos objetivos e trabalhar pelos nossos ideais, mas tudo que envolve o nosso meio e as pessoas ao nosso redor está sujeito a variações. Nada nunca vai sair do jeito que está na nossa cabeça, e isso é maravilhoso, porque às vezes pode ser muito melhor do que sequer podíamos imaginar. Afinal, qual a graça de uma vida previsível?

13Ninguém é igual a ninguém, e essa é verdadeira beleza da natureza humana.

Eu não sei por que as pessoas brigam tanto por um idealismo, por marginalizar certa característica. Todos somos diferentes, nenhum ser humano é igual ao outro, e nossas diferenças não nos tornam mais certos ou errados que o outro, mas sim únicos e especiais em nossa essência.

14Nós nunca vamos agradar todo mundo.

Muitas vezes nós caímos no erro de querer agradar a todos ao nosso redor, de deixar de viver pelo que nós acreditamos para fazer aquilo que é mais bonito aos olhos dos outros. Mas além de isso nunca nos trazer a felicidade de verdade, sempre vai ter alguém que vai discordar de nossa opinião, de nosso jeito ou personalidade. Então já que sempre terá alguém para te criticar, porque não viver logo do jeito que te faz feliz?

15Nossas diferenças nos tornam únicos.

O seu biotipo diferente da modelo da TV, o seu cabelo diferente da garota da revista e o seu rosto mais anguloso do que o daquela atriz não te tornam feia, mas sim te tornam única. Não queira parecer com mais ninguém, mas saiba olhar pra você e saber que não há mais ninguém no mundo como você. Lembra do item 13? Você é único e especial.

16A melhor sensação do mundo é a de realizar um sonho.

Não há nada no mundo como a sensação do peito preenchido, da alegria transbordando em forma de um sorriso que é impossível de fechar e do coração batendo disparado no peito como se dissesse “eu consegui!”. É indescritível, mas faz todas as quedas no meio do caminho valer a pena. Já realizou um sonho? Se sim, você sabe do que eu estou falando, se não, corra atrás dos seus sonhos porque o que te espera na linha de chegada da conquista é um tesouro que dinheiro nenhum pode comprar e que ninguém nunca pode te roubar.

17Uma amizade verdadeira vale por mil amigos falsos.

Pessoas vêm e vão na nossa vida, algumas estão destinadas apenas a passarem por nós, deixarem sua marca e partir, mas os que ficam são outros daqueles tesouros incalculáveis. Um amigo de verdade é como um irmão de família diferente.

18Nós somos reflexos das nossas escolhas.

“Eu não escolhi essa situação na minha vida, eu não escolhi passar por isso.” Mas você pode escolher qual vai ser a sua reação diante dessa situação. Você vai se deixar abalar ou vai continuar lutando?

19 O mundo é aquilo que nós fazemos dele.

Pense positivo, viva positivo. O mundo está cheio de coisas boas e ruins, e nós não temos o poder de mudar o mundo de acordo com nossa vontade, mas podemos mudar o modo como o vemos. Qual mundo você vive? Que tipo de visão você faz da vida?

20Nossas crenças moldam nossa realidade.

A vida sempre vai te dar mais daquilo que você acredita e foca sua atenção. Você acredita que tudo é ruim, que você não é bom o suficiente, que você só atrai azar? Se sim, é exatamente assim que você está moldando sua realidade, pois você não pode escolher as coisas que vão lhe acontecer, mas pode escolher que tipo de mundo você quer viver. Quer um mundo de felicidade? Porque não transformar aquele seu problema em uma oportunidade de evolução?

E um extra:

21Nós já somos perfeitos na nossa essência.

“Perfeitos? Mas nós temos tantos defeitos!” Defeitos segundo a opinião de quem? O mundo nos bombardeia com esse excesso de julgamento, mas será que viver de acordo com essa visão vai nos trazer algo além de dor? O problema é que nós vivemos na ilusão do ego acreditando que nós somos nossa mente, nós somos isso aquilo que nós vemos no espelho. Mas a verdade é que por dentro nós somos muito mais do que está à mostra por fora, basta você ter a coragem de olhar dentro de si mesmo.

Sei que tem muito mais coisa reservada pra mim nos próximos anos, mas nesse aniversário eu tenho mais para agradecer do que pedir! Mais um ano de vida é sempre um presente maravilhoso, mas poder estar rodeada das pessoas que amo, fazendo o que amo e ainda contar com o apoio de vocês aqui torna tudo ainda mais gratificante.

Obrigada a vocês, obrigada à vida! E que venham muitos mais anos pela frente. <3

E essas foram as 20 coisas que eu aprendi ao longo da vida, mas e vocês, se identificaram com algum item? Aprenderam um pouquinho com algum?