sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Como Escrever Posts Melhores

22/07/2015

Comentário(s), gabi

Estavam com saudades das dicas de blog?

Pois as dicas que venho compartilhar hoje com certeza irão facilitar a vida de vocês!

Acredito que assim como eu, muitos de vocês estejam sempre buscando melhorar a forma de se expressar como blogueiro para tornar o contato com os leitores mais claro e objetivo. Estou certa?

É claro que ninguém começa sabendo de tudo, e depois mais de dois anos como blogueira, eu ainda continuo aprendendo um pouquinho todo dia e acho super justo compartilhar com vocês um pouquinho do meu aprendizado também.

“Então Gabi, como eu posso escrever posts melhores?”

Vem cá que eu te explico!

1Conteúdo é rei.

Vou partir do princípio de que vocês já conhecem essa expressão, porque acredite, se você leva seu blog é sério, buscar trazer conteúdo de qualidade deveria ser sua prioridade desde o dia 1.

Você pode desconsiderar todas as outras regras e parar de ler por aqui, mas lembre-se sempre da regra número um: bons posts e conteúdos de qualidade sempre.

Conteúdo de qualidade é sinônimo de conteúdo original, com sua personalidade, bem redigidos, claros e objetivos. Você pode falar do mesmo assunto que mil outros estão falando, mas a forma como você fala que vai ser definitiva para te destacar entre esses mil.

2 Objetividade sempre.

No mundo atual as pessoas andam cada vez mais apressadas, ocupadas e o tempo virou realmente uma preciosidade. Nós não os desperdiçamos com o que não interessa.

Em vez de ler, nós estamos mais acostumados a “escanear” o post ou artigo, passando os olhos rapidamente em busca das informações que nos interessam.

E acredite, se não encontrarmos logo, nós partimos para outro link e adeus sua chance de cativar o leitor.

Entendeu a lição? Tente ser o mais claro possível, você vai poupar trabalho não só para você como também para o leitor.

3Menos é mais.

Uma regra que aprendi recentemente e passei a usar para a vida, foi a de como escrever posts que visem otimizar a leitura.

E como eu faço isso?

Dividindo as informações em parágrafos menores, de uma linha ou até no máximo cinco.

Desse modo, vai parecer não só que há menos coisa a ser lida como também fica mais fácil de se “escanear” o conteúdo buscando as informações mais importantes  nele contidas. Demais, né?

4Listas, all the way!

Quem percebeu que eu ando fazendo vários posts em formato de listas ultimamente?

Pois não é mera coincidência, quer dizer, talvez um pouco.

As listas são comprovadamente mais atrativas para o leitor do que posts menos objetivos e apenas texto no corpo do post. Fora que essa é uma maneira maravilhosa de se organizar as ideias: por tópicos.

Novamente, facilita a sua e a vida do leitor.

5Quem é você?

Quem está por trás desse post, desse blog?

Vamos combinar que se quiséssemos saber algo de um robô a gente recorreria ao Wikipedia e não a um blog pessoal. Então por qual motivo gostaríamos de ler algo formal e mecânico?

Resposta: motivo nenhum.

Já disse nesse post aqui, e repito, tente achar a sua voz, uma que se aproxime do seu tom ao conversar com um amigo na vida real e você vai ver que sua escrita vai evoluir de robótica, pra uma muito mais amigável e “conversional” (sim, acabei de inventar essa palavra).

Junto de um conteúdo de qualidade, um tom de conversa vai tornar seus posts muito mais agradáveis de serem lidos e muito mais magnéticos para os leitores também, confie em mim. ;)

6SEO.

Search Engine Optimization, ou SEO, não é um bicho de sete cabeças e muito menos é apenas resumido a palavras chave.

Se você sequer sabe do que eu estou falando acho melhor você correr atrás do tempo perdido, amiguinho, porque o SEO bem feito pode ser seu melhor aliado no crescimento do seu blog.

Procure incluir nos seus posts palavras chaves que vão ajudar seu conteúdo a ter um bom rankeamento nas ferramentas de pesquisa, mas não se esqueça que o excesso do uso dessas mesmas palavras chave pode sujar sua imagem como um spammer.

SEO é um assunto muito vasto e é um assunto pra um post separado, mas aqui vai uma dica: tente escrever sempre posts com mais de 300 palavras, pois essa é a quantidade mínima que o Google considera como conteúdo que vale a pena ter um bom rankeamento.

Bom, eu poderia me estender em muuuitos mais itens, porque acredito que sempre podemos melhorar em um coisinha ou outra, mas os tópicos citados são mais ou menos um compilados dos que considero mais importantes na criação de um bom conteúdo.


Mas e vocês, o que acharam das dicas? Tem alguma pra compartilhar também?