sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Como se manter motivada na TPM

20/07/2015

Comentário(s), gabi

Não tem como fugir, a tal da TPM é um fardo presente na vida de toda mulher.

É claro que varia de mulher para mulher, tem umas que nem sentem nada nesse período, em compensação têm outras que sentem até demais.

A TPM nada mais é que a tensão pré menstrual, ou mais ou menos um inferno astral que serve como aviso do seu corpo que aqueles dias do mês estão chegando, trazendo de presente cólica e um humor completamente instável.

Eu sempre sei quando estou na TPM.

Não pela cólica, que às vezes nem sinto, ou pelo humor sensível, mas sim por uma vibe que me atinge como uma nuvem escura e me faz desanimar de tudo de uma hora pra outra, sem mais nem menos.

Parece que um problema pequeno se transforma em um obstáculo gigante na minha cabeça de repente e eu começo a repensar alguns projetos, querendo deixar tudo de lado e pensando que talvez aquilo não seja bom o suficiente.

É um desânimo que me atinge do nada mesmo, mas se tem um fato sobre mim é que eu gosto de estar sempre no controle das minhas emoções e se eu começo a sentir algo ruim, minha primeira atitude é parar e me perguntar “o que eu estou sentindo e o que causou esse sentimento?”.

Quando a resposta é “simplesmente nada”, eu na hora me lembro de que dia do mês é sei que a linda da TPM veio me visitar mais uma vez.

Você é assim também? Ou simplesmente sofre de uma variação de humor insuportável nessa época do mês e não aguenta nem a si própria nessas situações?

Pois esses 8 métodos vão ajudar vocês a aliviar um pouco esses sintomas e com certeza vai tornar esse período inadiável em uma situação menos desagradável. Confere só:

1 Xô, cólica!

Ninguém consegue ficar de mau humor sentindo dor, não é? Pois então, o primeiro passo é se livrar da cólica. Eu sempre tomo o Buscofem e ele já resolve meu problema, mas caso você sofra de cólicas muito fortes, às vezes é legal conversar com um ginecologista pra ele receitar algo ideal para seu caso. ;) 

2 Ter paciência consigo mesma.

Eu não sei vocês, mas nesses dias eu fico tão irritadiça que de vez em quando nem eu mesma me aguento. Juro mesmo.

Sei que não é fácil, mas vamos lá, respirem uma, duas, mil vezes se for necessário e se deem uma colher de chá, porque esse período não é fácil mesmo, nossos hormônios estão a mil e nós simplesmente não somos obrigadas a aguentar tudo isso enquanto ainda lidamos com escola e trabalho, né?

3Ter paciência com os outros.

Se já é difícil ter paciência consigo mesma imagina com os outros... Nesses dias, qualquer um que vem falar comigo é perigoso levar uma patada sem querer, mas afinal, o que os coitados fizeram pra merecer nosso mau humor?

Nada, né, então vamos lá, lembrem-se da lei da atração e de que tudo que vai, volta na mesma intensidade e vamos tentar manter pelo menos a educação se o astral não estiver lá aquelas coisas pra não acabar atraindo mais estresse.

4 Chocolate liberado!

Pois é, gatas, é fato científico que o chocolate pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM, mas não vamos exagerar, viu? Se você está de dieta, um pedacinho não vai matar ninguém, e até eu que não sou chegada em doce, abro uma exceção pro chocolate nesses dias. :P

5Não tomar nenhuma decisão baseada no seu humor afetado.

Você está lá, irritada, estressada sem motivo e ainda por cima com a pressão de ter que tomar alguma decisão. Aqui fica meu conselho: se você puder adiar, deixe para tomar essa decisão para quando você estiver com a cabeça fria.

Quando você voltar a pensar calmamente, você terá a chance de analisar a situação com mais calma, pesar todos os prós e contras e certamente vai tomar uma decisão muito mais sábia do que teria sob a pressão dos hormônios em guerra.

6 Focar nas coisas boas.

Focar no positivo é uma lição pra vida, né, mas acredite que nesses dias em que uma nuvem de estresse parece nos acompanhar é os que nós mais precisamos nos esforçar para pensar positivo e não deixar que a instabilidade do humor nos abale.

7Praticar exercícios.

Ok, quem diabos vai ter disposição pra se exercitar nesses dias?

Pois saiba que quem pratica exercícios regularmente não só sofre bem menos ou nada nesse período, como também a serotonina liberada durante a prática ajuda a colocar o astral láaaa em cima. Uma coisa é certa, mal não vai fazer. haha

8 Fazer pequenas coisas que lhe fazem sentir bem.

Se você puder, se dê esses dias como off de responsabilidades ou pelo menos de pensar em problemas.

Tá em casa de bobeira? Em vez de deixar a irritação ou a deprê te pegar, coloca um filme que vai te fazer rir, aquela série que te distrai ou simplesmente coloca uma música dançante e coloca um sorriso no rosto, baby.

Eu sempre tento colocar todos esses itens em prática, e não é que dá certo? Quando vou ver a TPM já passou, meu bom humor voltou e meus hormônios estão quietinhos no cantinho deles novamente. Haha

Mas ainda não achou esses métodos o suficiente?

Pois eu montei essa playlist TPM todinha de bônus pra vocês! Agora não tem mais desculpa pra ficar na bad vibe naqueles dias, hein?

Curte só comigo!  


Mas e vocês, curtiram as dicas? Têm algum método que colocam em prática nesses dias também?