sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Guia: Para que serve cada pincel de maquiagem?

29/07/2015

Comentário(s), gabi

Se você ama maquiagem ou está entrando nesse mundo da beleza agora, tenho certeza que você tem ou já teve essa mesma dúvida: para que serve essa infinidade de pincéis que existe por aí?

Realmente não é fácil entender de primeira, principalmente quando começamos a ver os tutoriais de maquiagem e vemos as meninas usando trocentos pincéis diferentes e cada um com uma função diferente. Afinal, precisa mesmo de tudo isso?

Na verdade sim, precisa de tudooo isso. Mas calma, não vai achando que tem que comprar um kit de pincéis de profissional logo de cara, porque não é bem assim.

Primeiro de tudo você tem que saber para que serve cada pincel, e só então decidir qual deles se encaixa nas suas necessidades.

“Mas Gabi, eu nem sei para que eles servem, como eu vou saber de quais eu preciso?”

E é por isso que eu estou aqui, pequeno gafanhoto, para explicar tim-tim por tim-tim.

Sabe essa tabela abaixo? Ela vai salvar sua vida, confere só!
Bom, basicamente essa é a função de cada um dos pincéis mostrados acima e se baseando neles já dá pra ter mais ou menos a ideia de quais você precisa ter e os que não são tão necessários, mas ainda tem mais teoria por trás deles e seria legal você saber mais profundamente sobre cada um deles para não errar na hora da compra.

1 – Esses dois geralmente vem em kits pequenos e pode parecer que não, mas são bem úteis. Eu uso o primeiro para me ajudar na hora de fazer as sobrancelhas e o segundo para ajeitá-las ou ajudar a misturar bem a maquiagem quando as contorno para ficar bem natural mesmo.

2 – Para passar delineador, principalmente o em gel é preciso bastante firmeza na mão e um pincel bem fininho para ajudar o traço a ficar bem alinhado e o primeiro pincel é perfeito para essa função. Assim como os outros três também são para essa mesma função, mas isso depende do tipo de traço que você quer delinear.

Não tem tanta prática com delineador? Então o segundo e o quarto seriam as opções ideais para você.
 
3 – Vai fazer o contorno das sobrancelhas? Então um pincel chanfrado com cerdas firmes é o ideal para essa função. E o melhor ele também é perfeito para quando você quer aplicar sombra com um contorno bem marcado.

4 – Quer aplicar a sombra sem esfumar? Esses dois cumprem essa função com bastante praticidade.

5 – O pincel leque não é tanto utilizado e eu na verdade não o considero muito necessário (talvez porque eu não o tenha haha), mas sua função é basicamente “espanar” qualquer sujeira ou resíduo de sombra que pode ter ficado ao redor dos olhos ou aplicar pó em regiões bem específicas. Eu já o vi ser usado para aplicar iluminador em alguns tutoriais também, então aí fica a dica. ;)

6 – Se você acha que corretivo só pode ser aplicado com os dedos você está enganada. Na verdade o pincel de corretivo é ainda mais eficaz para quando você quer aplica-lo apenas em um ponto, como uma espinha ou mancha pequena.

7 – Vocês já sabem que quando o assunto é sombra existem mil e um pincéis que vão te ajudar a aplicá-las, então aqui vai minha dica: invista em pelo menos um de cerdas firmes e curtas para fazer traços definidos, um fofo para esfumar, outro fofo chanfrado para fazer o côncavo e um ou dois mais chatos para ter depositar a sombra na pálpebra com precisão.

8 – Esse pincel fofo e chanfrado é perfeito para fazer contorno e passar blush, enquanto o segundo também pode cumprir essas mesmas funções. E por último, o pincel que geralmente é o maior e de cerdas mais fofas, o de aplicar pó e ajudar a “misturar” o contorno.

Ufa! As explicações terminaram por aqui, e eu falei tudinho que precisava ser falado mesmo, mas agora eu pergunto, vocês ainda tem alguma dúvida?

É meio confuso mesmo de entender no começo com essa grande variedade de pincéis, mas uma dica para você saber quais são os que você precisa, é de você criar o costume de se maquiar ou tentar reproduzir as maquiagens dos tutoriais que você mais gosta.

Você com certeza vai acabar se deparando com certos pincéis que você ainda não tem e é necessário para fazer a maquiagem, e é assim que pouco a pouco você vai descobrindo quais são os ideais para você montar seu próprio kit!


Bom, essas foram as dicas de hoje, gostaram? Sobrou alguma dúvida?