sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Como escrever resenhas melhores + checklist para imprimir

10/08/2015

Comentário(s), gabi

No último post de dicas para os bloggers eu falei a respeito de como escrever posts melhores, e o post de hoje vem com o mesmo intuito de melhorar na hora de escrever seu conteúdo, mais especificamente, as resenhas.

Seja a resenha de um produto, de um livro, acredite que também há uma “fórmula” para escrever posts desse tipo.

O que se tem de ter mente ao escrever esse tipo de post é que sua missão é passar o maior número de informações possíveis para deixar o seu review bem completo.

Não que você tenha que escrever um texto enorme, mas sim informar ao leitor tudo que ele precisa saber a respeito do produto em questão.

Eu não uso toooodos esses passos, e acho que você que deve escolher qual método usar na hora de fazer seu post, mas como sempre podemos melhorar em algum ponto, tenho certeza que esse guia vai te ajudar a melhorar em algum ponto.

Quando você for fazer alguma resenha, vai ficar mais fácil para você e para o leitor se você organizar o post em tópicos, então confere só os itens abaixo que toda resenha completa deve conter.

No caso de um produto, os tópicos seriam mais ou menos esses...
  • O que o produto promete.
  • Descrição do produto.
  • Marca.
  • Foto do produto.
  • Preço.
  • Onde comprou/Onde encontrar.
  • Suas expectativas acerca do produto.
  • Suas impressões acerca do produto.
  • Sua consideração geral.
  • Nota.

Digamos que você está resenhando um livro, então sua resenha deve conter...
  •  Nome do livro.
  • Foto do livro.
  • Nome do autor.
  • Sinopse do livro.
  • Preço.
  • Editora.
  • Número de páginas.
  • Sua opinião a respeito da história.
  • Consideração geral.
  • Nota.

A parte boa de você organizar o post em formato de tópicos é que como eu já expliquei no caso de posts de listas, o conteúdo fica bem melhor estruturado e mais “legível”.

Uma coisa que seeeempre tem que se ter em mente, é que os leitores (isso inclui eu e você também, amiguinho) são preguiçosos.

Quando você vai fazer uma pesquisa no Google, você quer encontrar aquele resultado que te dê a resposta na cara, e assim é com o leitor que está lendo sua resenha, então pra que complicar e escrever um post enorme, um puta textão de encher os olhos e dar preguiça só de olhar, se tu pode dividir tudo em tópicos e facilitar a vida de todo mundo?

Pois é, então tenha isso em mente da próxima vez que for fazer uma resenha, ok? E ah, não sai daqui ainda não porque no final do post eu tenho uma surpresinha que vai facilitar sua vida pra sempre. ;)

Vamos usar eu mesma, euzinha Gabi que vos falo, como exemplo.

Eu fiz duas resenhas falando dos produtos Aussie, e bem, fica a critério de vocês decidirem qual resenha é a melhor e mais completa.

Uma eu fiz beeem mais no início do blog e outra no final do ano passado, então fica bem clara a diferença de quando eu não manjava quase nada dos paranauê e agora que eu já aprendi uma coisinha ou outra.

E o próprio Google não mente.

Enquanto a primeira resenha está perdida nas infinitas páginas de resultados para a pesquisa “resenha aussie 3 minute miracle” e só aparece na primeira página caso eu pesquise por “resenha aussie 3 minute miracle 10 x stronger” (o que convenhamos ninguém vai pesquisar porque esse título é enorme), a segunda resenha do Aussie Smooth aparece em segundo lugar na primeira página ao pesquisar simplesmente por “resenha aussie smooth”.
Eu não utilizo todos os tópicos, e é claro que não é regra usar todos, mas a maioria é bem importante para deixar sua resenha bem completa e apresentar para os leitores todas as informações que ele possivelmente foi à procura.

“Mas Gabi, o que diabos fazer resenha tem a ver com ranking das páginas do Google?”

Um pequeno segredo é que adicionar esses tópicos na sua resenha vai fazer maravilhas por sua página no rankeamento do Google.

Sim, meus queridos, essa dica de hoje tem tudo a ver com SEO.

Lembra quando eu falei que o Google analisava as informações da página para verificar se o conteúdo dela era de qualidade?

Então, ao adicionar esses tópicos no seu post, você vai estar “otimizando” seu conteúdo, e assim o tornando mais seo-friendly, ou seja, adicionando todas as informações necessárias para o sistema ver que sua página possui todos os fatores e informações que um leitor estaria procurando ao fazer determinada pesquisa, e assim lhe garantindo uma boa posição no ranking de pesquisas.

Muitos outros blogs podem fazer resenha do mesmo produto que você, mas uma resenha completa e com conteúdo otimizado pode te garantir o topo na página de resultados do Google, e consequentemente, mais visualizações.

Demais, não?

E então, acho que isso é mais do que motivo para você começar a empregar esses tópicos nas suas próximas resenhas também, né? Haha

E calma que hoje eu preparei um brinde pra vocês!

A Gabizinha aqui pensou em tudo e para facilitar ainda mais a vida de vocês, eu fiz essa lista (que vou chamar de checklist pra ficar mais chique :P) dos tópicos citados acima todos bonitinhos para vocês imprimirem e deixar bem a vista no seu home office, no seu quarto ou na mesa do seu computador e na próxima vez que forem fazer uma resenha não terão mais desculpa de não fazer um post digno do primeiro lugar no ranking do Google!

Fácil, útil e de graça, tem coisa melhor? Não, né, então imprime ae, colega!

E aí, aprenderam a lição de hoje? Quem já garantiu sua checklist?