sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Tecido: alternativa barata para substituir papel de parede

19/08/2015

Comentário(s), gabi

Vocês podem estar pensando “nossa Gabi, como você andou sumida!”, mas meu sumiço aqui no blog não foi por acaso não.

Eu me mudei na semana passada e vocês sabem como é mudança, né, mil e uma coisas para fazer, para tirar do lugar só para realojar em outro e por aí vai.

Mas como tudo por aqui anda mais organizado eu finalmente tive tempo de vir atualizar o blog e nada mais justo do que falar de decoração, né?

Eu já fiz uma série de posts falando a respeito do quarto dos sonhos, mostrando inspirações de vários itens bacanas para se decorar o quarto, e agora que tenho outro quarto voltei a pensar nesse assunto.

Bora lá decorar tuuuudo de novo. Haha

Mas eu confesso, amo decoração, então decorar um quarto novo do zero é uma delícia!

Apesar de eu amar a praticidade dos papeis de parede, no meu antigo quarto não tinha como coloca-los já que as paredes contavam com detalhes na pintura mesmo, maaaas o meu atual não! Haha

Pra poupar o trabalho de pintar tudo de novo, a primeira coisa que pensei sobre meu novo quarto foi colocar papel de parede, claro, porém... Vocês já viram o preço dessas belezinhas? E o trabalhão que dá para colocar?

Pois eu já, e dependendo do seu nível de prática pra manejar esses papéis você acaba os perdendo por causa da formação de bolhas na hora da aplicação. Vish, uma puta dor de cabeça.

Pois é, e pensando em uma alternativa barata e fácil, eu descobri que existe também a aplicação de tecido nas paredes!

Além de muuuuito mais barato que um papel de parede, os tecidos também são muito mais fáceis de aplicar então é lógico que eu corri para saber mais sobre o assunto.
As fotos eu tirei lá do Pinterest ;)

Se interessou pela técnica? Vem saber um pouco mais a respeito!

Como funciona

Basicamente funciona da seguinte maneira, você compra o tecido da sua preferência, com os detalhes e estampa do seu gosto, e o aplica com cola branca na parede como se fosse um papel de parede mesmo!

Claro que precisa ter bastante cuidado na hora de aplicar para também não correr o risco de formar bolhas de ar, mas não tem muito segredo não, você dilui a cola com água e a passa com ajuda de um pincel na parede para só então vir colando o tecido por cima, alisando bem para ficar bem certinho.

É tudo mais prático, os materiais são fáceis de encontrar e a aplicação também é super sussa!

Materiais

Para fazer esse processo na base do DIY (do jeito que eu adoro), você vai precisar dos seguintes materiais:
  • Cola branca grande extra forte
  • Pincel ou rolo
  • Recipiente para a cola
  • Tecido de sua preferência
  • Estilete para cortar as laterais
  • Fita adesiva
  • Escada
E opa, vai precisar de ajudantes também, né! haha

Qual tecido comprar?

Eu estava pesquisando a respeito do tipo de tecido ideal e vi várias pessoas indicando o tecido Gorgurinho e o Gorgurão, sendo que o último no caso é mais grosso e é de melhor aplicação.

Uma dica para você comprar certinho é ir em uma loja especializada em tecidos e pedir a recomendação de um profissional e se decidir pela estampa pessoalmente.

E ah, lembre-se de pedir por um tecido impermeável, ok?

Onde comprar

Geralmente eles são os mesmos tecidos para almofadas, ou revestimento de estofados, então é bem facinho de encontrar em qualquer loja especializada em tecidos.

Eu já pesquisei internet afora e até agora não encontrei nenhum tecido de estampa do meu gosto, então vou correr atrás disso pelas lojas da região mesmo.

Mas no site da Casa Sofia tem vários tecidos com estampas bacanas e os preços super em conta. 

O bom dos tecidos é que tem estampa de tudo quanto é jeito, e eu estou louca por uma floral nesse estilo. <3

Preço

Usando de base esse tecido do site que indiquei acima, o preço de 1,40 de tecido sairia por 23 reais, o que vamos combinar, é muito barato!

Em vários vídeos que vi também, o pessoal não pagou muito mais do que isso não, então se for comparar com um papel de parede que passa da casa dos 100, vale super a pena, né?

Como aplicar na parede

Ok, essa parte é fácil mais ainda assim requer certos cuidados.

Você tem que começar pela parte de cima, então vai precisar subir na escada para só então passar uma camada de cola e colocar o tecido por cima e assim por diante até cobrir toda a parede.

Mas tem jeito melhor de explicar do mostrando? Então confere só essa seleção que fiz dos melhores vídeos tutoriais do processo pra aprender direitinho!



Fácil, fácil, né?

Eu amei essa alternativa e já quero colocar em prática pra deixar meu quarto bem a minha cara e cheio de frufru. Haha

E se você cansou da cara de alguma parede sua, ou da pintura meio velhinha, porque não renovar o ambiente com tecido? Não vai fazer bagunça feito pintar com tinta, nem dar trabalho como papel de parede!

E o melhor: se você mora de aluguel e não pode modificar a casa ou está em um lugar provisório, como essa técnica não é definitiva, quando você for se mudar, você pode arrancar o tecido da parede de novo e até reutiliza-lo! Demaaaais. <3

Eu vou fazer isso no meu quarto e quando ficar pronto venho correndo trazer o resultado para vocês!

Mas e vocês, já conheciam esse truque? Alguém mais se animou para redecorar sua parede?