sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Doramas: Indicando k-dramas

15/09/2015

Comentário(s), gabi

Não é segredo pra ninguém que eu sou fã da cultura coreana e acompanho os conteúdos de entretenimento desse país (Coreia do Sul, ok?), né, e o post de hoje é sobre um assunto que eu já queria ter abordado há muuuito tempo e só veio calhar agora: doramas.

Você não sabe o que é um dorama?

Eu explico.

Dorama é um termo adaptado da palavra drama que nada mais é do que uma novela ou série asiática que geralmente contam com uma média de 20 episódios. Tem dorama coreano, japonês, chinês, tailandês e de todo país da Ásia que você imagina.

Muito antes de eu conhecer o k-pop eu já assistia os doramas japoneses (que sério, são ótimos), mas depois de conhecer esse fenômeno da música pop coreana eu passei a acompanhar os doramas coreanos e alguns chineses também, e bem, nunca mais parei. Haha

Ultimamente eu acompanho apenas os coreanos, que são chamados de k-dramas, e apesar de achar que não tem nada a ver ficar comparando países e culturas, a Coreia do Sul ganha muito no quesito entretenimento. Basta você olhar pro kpop pra ver como essa galera manda muito bem nesse tipo de conteúdo, e no caso dos doramas não podia ser diferente, né?

Quer assistir um dorama pela primeira vez? Assiste um k-drama (dorama coreano) que não tem erro. As produções são ótimas, e apesar da cultura diferente do que estamos acostumados, a Coreia do Sul é um país super moderno e americanizado em alguns termos, então não vai haver tanto estranhamento assim de primeira.

Fora que os atores são lindos... Mas eu sou suspeita pra falar, né? Quem não é acostumado com essas culturas ousam dizer que não acham caras asiáticos bonitos, mas depois de assistir um dorama ou dois, acredite sua opinião vai mudar. Haha

E hoje eu estou aqui para indicar os doramas (k-dramas mais especificamente falando) mais legais que já assisti e que acho que valem a recomendação!

Nunca assistiu um dorama? Então faz uma listinha agora!

My Love From The Star

Esse é o dorama mais recente que eu assisti, e apesar de ele ter sido lançado no final de 2013 eu só peguei pra assistir na semana passada e não deu outra. Ele foi um sucesso fenomenal no mundo todo e depois de assistir eu me pergunto: POR QUE EU DEMOREI TANTO PRA VER TAMBÉM?

Depois de ver muitos doramas consecutivos você acaba se cansando um pouco, eu confesso, as “receitas” das histórias são geralmente as mesmas (mocinha + amigo fofo bonzinho + cara frio e rico) e você acaba meio que enjoando de uma história clichê atrás da outra, mas My Love From The Star veio aí pra mostrar que os k-dramas ainda estão com tudo e trazer um pouco de inovação pras histórias já tão batidas.

Tem romance, ficção, história, mistério, crime e até detetives, cara. É realmente ótimo e vale muito a pena ver!

E ah, todos os atores masculinos são muito bonitos, então é, tá aí outro ótimo motivo. haha

Fazia quase um ano que eu não assistia doramas e My Love From the Star "reacendeu" meu amor por esse mundo, eu me apaixonei por esse dorama demais mesmo! Tanto que eu ficava enrolando pra assistir os episódios só pra não acabar logo, mas não teve jeito, tive que terminar... :(

Com Kim Soo Hyun (lindo e maravilhoso) no papel principal, eu duvido você não se apaixonar pelo personagem Do Min Joon também logo nas primeiras cenas. Estou em um caso sério de amor platônico com ele depois desse k-drama. Eu e a Ásia inteira apenas. #choremos

Sinopse: “Do Min-Joon é um alienígena que caiu na Terra há 400 anos atrás, durante o período da dinastia Joseon. Do Min-Joon possui uma aparência quase perfeita e capacidades físicas melhoradas envolvendo sua visão, audição e velocidade. Do Min-Joon tem uma visão cínica dos seres humanos, mas ele se apaixona pela atriz Cheon Song-Yi. Drama sobre um homem estranho, desde os tempos Chosun há 400 anos, se apaixonando por uma atriz moderna.” (Fonte: Dramas Lovers

FunFact: Esse dorama fez tanto sucesso e o ator Kim Soo Hyun foi tão “apaixonante” que na China uma mulher ameaçou se jogar da janela do prédio dela enquanto chamava pelo nome do personagem “Do Min Joon”, esperando que ele a salvasse.

Gente, minha paixão platônica ainda não chegou nesse nível não, tá? Haha

You are Beautiful

Um dos primeiros que eu assisti assim que entrei no mundo dos “k-dramas” e um dos melhores de todos os tempos também!

Nesse drama que retrata um boy band, o vocalista principal tem um problema com a voz e sua irmã gêmea assume seu lugar em segredo tendo de se vestir de homem durante esse período e bem, é confusão na certa, né?

E imagina também, uma futura freira de repente se fingindo de homem e morando na mesma casa que o resto da banda que só tem caras gatos? Como lidar com essa tentação? Haha

Sinopse: "You're beautiful segue a história dos membros de uma banda de pop de adolecentes chamada A.N.Jell, suas vidas amorosas e conflitos paralelos ao desenvolvimento de sua carreira. No começo são apenas três membros, mas depois aparece mais um, ou uma. Go Mi Nyu é uma noviça que tem um irmão cantor, Go Mi Nam. Seu irmão sofre um acidente na semana de assinar o contrato com a banda A.N.Jell e não pode comparecer, assim, para não perder o contrato, o empresário de Go Mi Nam convence Go Mi Nyu a se disfarçar de homem e substituir seu irmão até que ele possa voltar. Mas a vida como homem não vai ser tão fácil assim." (Fonte: Divaneando

Faz bastante tempo que eu assisti mas só de lembrar já dá vontade de assistir de novo também. É muito fofo e engraçado, então reserva seu fim de semana pra acompanha-lo que é diversão garantida!

To The Beautiful You

Também do estilo “menina que se finge de menino”, Sulli ex-integrante grupo f(x) faz o papel da protagonista que é fã do artista olímpico encenado por Minho do SHINee e se disfarça de garoto só para frequentar a mesma escola que ele.

Novamente, é confusão na certa, e é claro que também não podia faltar um melhor amigo fofo (e lindo também) pra formar um triângulo amoroso, né?

Esse é um k-drama bem atual e conta com a participação de vários famosos no elenco, sendo que até o grupo EXO faz uma aparição, então é, acredite, não tem como gostar de k-drama e não gostar de k-pop e vice versa, os dois caminham juntos.

Sinopse: Kang Tae Joon, é um ginasta medalhista de salto em altura, mas ele tem estado longe das competições por causa de uma lesão. Para ajudar seu ídolo, uma menina chamada Koo Jae Hee se disfarça de menino e entra no colégio masculino da alta sociedade, onde Kang Tae Joon estuda. (Fonte: Dramas Otaku) 


Misturando esporte, romance e comédia To The Beautiful You é outra história apaixonante, fofa e engraçada que vale muito a pena ser vista eeee só pra variar, tem vários atores lindos no elenco. Quer mais motivos pra assistir já do que esse?

Reply 1997

Cara!

CARA!

Esse dorama é vida! Haha

O que dizer desse k-drama que mal conheço mas já considero pakas?

Pois bem, esse é o nível de consideração que eu tenho com Reply 1997.

Esse dorama se passa na atualidade quando a personagem principal vai se encontrar com amigos em um bar e lá eles começam a lembrar da adolescência, mais exatamente em 1997, e assim se dará a história, mostrando flashbacks dessa época e voltando para a cena do bar, cada vez mais você entendendo da interação e dos desfechos de cada personagem daquela época na atualidade.

E mesmo eu não sendo coreana e não manjar naaada da cultura deles, é engraçadíssima essa retrospectiva à 1997 e às modas e costumes da época que se for pensar nem diferem tanto do ocidente assim.

Tem triângulo amoroso também, é claroooo, mas esse é um pouco diferente, o que é outro ponto positivo pra trama. Pra você ter ideia, até os pais da protagonista são super engraçados.

Mas o que torna esse k-drama demais é a comédia e a forma cómica como eles retratam de forma fiel a fase da adolescência e os problemas e dramas dessa época que mesmo lá na década de 90 continuam atuais.

É e claro que também se deve ressaltar a atuação perfeita da Eunji do Apink no papel da protagonista, junto do Seo In Guk que virou #mozão depois desse dorama. <3 E ah, tem o Hoya do grupo Infinite no elenco também.

Sinopse: Esse drama vai focar na cultura do fanatismo extremo que emergiu nos anos 90 quando os grupos de idols tomaram conta dos palcos e o  K-pop estava florescendo.A história é formada por 6 amigos colegiais de uma escola em Busan que voltam a se encontrar em 2012 e isso traz de volta as memórias de 1997, quando eles eram ainda estudantes. Voltando naquela época e para agora entre os anos 90 e hoje, a história centra na vida de Sung Shi Won que é fanática pela boyband H.O.T. e seus 5 amigos de escola. (Fonte: Ohayo Dramas)


Ps. Duvido você não morrer de rir a cada vez que ouvir o som da cabra depois de uma cena.


Atualmente eu assisto todos os doramas no aplicativo do site Viki que conta com legendas em toda língua que você pode imaginar, e apesar de eu assistir em inglês, eles tem em português também!

Mas se você não curte assistir online, basta dar uma pesquisada que vocês acham fácil fácil pra download todos esses doramas com legenda em português, ok?

E algo sobre os doramas que vocês precisam saber!

Se você ama romance... Cara, você definitivamente deveria começar a assistir doramas, porque esses asiáticos realmente sabem como fazer um bom romance! Haha

Eu nem de romance gosto, masss sempre me pego sofrendo e amando junto com os casais protagonistas, então é oficial: doramas são apaixonantes em todos os sentidos.

E viciantes também. D:

Falei demais, não falei? Pois é, nesse assunto eu sou meio expert e ainda tenho muito mais o que falar e doramas bons para indicar, então se você gostou desse post, se prepara porque vai ter parte 2! Haha

Eu realmente gostaria de contar com a “mente aberta” de vocês e espero que vocês se deem a chance de conhecer uma nova cultura e não simplesmente descartem a dica só porque é algo que vocês não estão acostumados a assistir.

Se tem algo que abomino, ou melhor, odeio mesmo, é ver alguém falam de algo relacionado a cultura oriental e ver comentários apenas como “não gosto” ou “prefiro filmes/séries americanas". Vamos lá né, você sequer conhece ou deu uma chance, como vai saber se gosta?

Saia da mesmice e se dê a chance de experimentar algo novo, porque você pode, e na maioria das vezes irá se surpreender de forma gratificante.

Bom, esse foi o post de hoje e vocês já tem uma listinha boa de doramas pra assistir, hein? Haha


Mas e vocês, já assistiram algum k-drama? Tem algum novo pra me indicar?