sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Como se dar bem na redação do ENEM

24/10/2015

Comentário(s), gabi

Hoje foi o primeiro dia do ENEM, e apesar do cansaço mental que 90 questões da prova nos causa, amanhã a gente vai ter que enfrentar as tão temidas Matemática e a redação.

Esse é o terceiro ENEM que eu faço, e enquanto eu sou beeem mediana nas médias das matérias, se tem uma coisa que eu me garanto é a redação! Haha

Não sou expert, professora, nem nada, mas quando o assunto é redação eu sei que posso garantir mais uns pontinhos extras e garantir uma boa nota final! Tanto que por causa da boa nota que tirei na redação (somada as outras notas) da primeira vez que prestei no ENEM, consegui vaga em duas federais!

Ano passado já não fui tãoooo bem e eu sei exatamente o porquê, e sim, eu vou contar pra vocês!
E bem, essa semana também peguei pra ver uns “aulões” do ENEM só focado em redação e aprendi várias lições valiosas nelas!

Então se você está atrás de dicas ir bem na redação e também conseguir uma boa nota, vem cá conferir só essas dicas!

1Leia com atenção a proposta da redação e a partir daí estipule os principais pontos e ideias que lhe vem a mente com o tema.

Depois disso feito é só você fazer a seleção da opinião que você quer e sabe que pode defender com propriedade durante a redação.

2Lembre-se que a redação tem três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Se você se enrola todo na hora de desenvolver um texto, essa estrutura não vai só facilitar sua vida como também te garantir pontos na correção.

Não tem erro: Um parágrafo de introdução, dois de desenvolvimento, um de conclusão, e pronto, sua redação está feita!

3Sempre defenda um ponto de vista.

Foi exatamente esse ponto que me fez perder pontos na redação do último ano. Com medo de acabar escolher um só ponto de vista e acabar fugindo da proposta da redação, eu dei uma opinião bem “em cima do muro” a respeito do tema, e bem... Não é isso que os corretores querem ver.

Eles querem ver argumentos e a criatividade do aluno, então se lembre de sempre defender um ponto de vista sobre o tema proposto!

4Não escreva em primeira pessoa.

Expressões como “eu acho”, “na minha opinião” são terminantemente proibidos a menos que você pretenda soar como um total amador e perder pontos em vez de ganhar.

Prefira usar termos como “tendo em vista”, “sob essa ótica”, “portanto”, “concluindo” e etc para expor sua opinião e assim passar a mesma ideia com expressões bem mais rebuscadas, né?

5Não use termos imperativos!

Termos como “faça”, “deve”, “tem que” fogem da proposta da redação que é apresentar uma ideia de solução a determinado tema. Sugerir. Não ordenar, né?

Opte por termos como “deveria” ou algum que passe a ideia de sugestão, entendido?

6Use e abuse de seu vocabulário!

Um dom meu é “encher linguiça” na redação e usar e abusar do meu vasto vocabulário de português adquirido graças a muitooooos livros lidos durante minha vida.

Isso dá uma ar mais rebuscado à redação e com certeza te destacará das demais redações se você escrever com propriedade sobre um assunto utilizando termos arrojados e uma linguagem mais culta e formal, certo?

Masssss se você não tem lá um vocabulário muito vasto, não se preocupe porque, afinal, você antes de tudo só precisa...

7Ser claro e objetivo!

Sim, encher linguiça pode deixar o texto bonitinho, mas também pode acabar fazendo você se enrolar e não passar a ideia central da proposta.

Então, uma das dicas mais importantes é: tenha como propriedade passar sua opinião de forma objetiva e clara e defender seu ponto de vista de maneira convincente!

Bem, essas foram algumas dicas que eu vou aplicar amanhã e que eu aprendi com minhas experiências. Espero que tenha ajudado vocês com esses post e boa sorte para nós amanhã!

E se esse post te ajudou, não deixe de compartilhá-lo com aquele seu amigo que também tem dificuldade com redação, viu? 


Mas e vocês, gostaram das dicas? 

2 Comments:

Grazii VS said...

Gabi, que ótimo post! Eu fiz Enem duas vezes, no quesito redação sempre fui na média. Com o tempo a gente vai melhorando. Acabei de ver que o tema da redação desse ano é Violência contra a Mulher, vou te falar de bate pronto que é algo complicado para colocar no papel, ficarei da torcida aqui para você arrasar! Good Luck

http://www.graziivs.com/
Instagram: @GraziiVS
Twitter: @GraziiVS
Snapchat: GraziiVS

Karen Bartolomeu said...

Arrasou nas dicas!

www.karenbartolomeu.com

Postar um comentário