sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

5 Dicas de Como Se Organizar Com O Blog

30/11/2015

Comentário(s), gabi

Depois de um tempinho na blogosfera, a gente descobre que isso aqui não funciona sem organização, certo?

Claro que começamos nossos blogs na empolgação, cheias de inspiração e muitas ideias para posts, entretanto, conforme o tempo passa e a gente aprende um pouco mais a respeito de como manter e atualizar o blog, e entende que:

1As ideias não caem do céu.

2Infelizmente não é sempre que conseguimos postar com regularidade.

3Um blog não cresce sozinho.

E hoje eu vim justamente passar para vocês, minhas caras, dicas que vão lhes ajudar e facilitar  e muito a vida de vocês no quesito organização.

Eu confesso que não sou a pessoa mais organizada do mundo, mas mesmo assim, consigo seguir alguns padrões que tem me ajudado nesses quase três anos de Perigosas Garotas, então acredito que todas vocês podem conseguir também! Haha

Vamos às dicas!

1Usar o bloco de notas do celular para fazer anotações.
Sabe quando bate aquela ideia aleatória de post ou vídeo durante o dia, mas você está longe do computador? Antes de jogar no fundo da mente achando que depois vai se lembrar, pega seu celular (que provavelmente já vai estar nas suas mãos haha), abre o bloco de notas e anota essa ideia lá!

Quando você estiver na frente do computador, tendo que postar no blog e não conseguindo pensar em nada, você vai me agradecer, porque daí é só pegar o celular e TCHARAM, várias ideias que você teve em momentos de criatividade para você se inspirar!

Eu uso muito esse método, e na verdade, esse próprio post saiu direto do meu bloco de notas. :P

2 Tenha uma agenda do blog
Se você é mais do tipo “old school”, e é adepta do uso de diários e agendas, uma agenda física só para o blog é outra ótima ideia, que segue mais ou menos o mesmo princípio da dica anterior.

Lá você poderá anotar, a mão, qualquer ideia e inspiração que vier em sua mente durante o dia, pronto,  depois é só passar a limpo pro computador!

3Fazer um calendário de posts

Não precisava ser nada muito trabalhoso, não. Mas fazer um calendário vai te ajudar e muito, acredite em mim!

Primeiro você tem que decidir em que dias da semana você vai querer postar, e só então, você planeja seu calendário de acordo com suas semanas.

Por exemplo, eu posto (ou tento :P) três vezes por semana, e o “calendário” que eu fiz no Word mesmo se parece com algo mais ou menos assim:

Semana 1
1 – Tema do post aqui
2 – Tema do post aqui
3 – Tema do post aqui
Semana 2
1 – Tema do post aqui
2 – Tema do post aqui
3 – Tema do post aqui

Bem simples, né? Mas me ajuda demais na organização!

Sabe os posts anotados nas dicas anteriores? Pois basta você pegar essas ideias e dividi-las entre essas semanas e pronto, você já tem um mês de postagens programado!

4Escrever posts antecipadamente

E aqui vai uma das dicas mais importantes: escreva posts antecipadamente!

De nada vai adiantar você seguir todos os outros passos, anotando ideias, fazendo um calendário, se mesmo assim você tiver que escreve-los no dia que serão postados!

Primeiro, eles ficarão corridos, segundo, quando mais tempo de se dedicar ao post, melhor ele vai ficar, certo?

Pois faça o seguinte, pegue um dia da semana para deixar os posts da semana seguinte prontos, ou pelo menos adiantar alguns deles, pois assim, você só vai precisar postá-los, uma vez que eles já vão estar prontinhos nos seus documentos.

E sabe aqueles dias que você está sem inspiração? Eles não serão mais a causa de seu blog ficar sem ser atualizado, já que você já vai ter posts preparados!

O que nos leva até a próxima e última dica...

5Programar seus posts para serem postados automaticamente

Já está com o calendário e os posts da semana prontos? Pra que esperar chegar o dia pra postar?

Evitando qualquer pormenor que pode vir a acontecer e te impedir de postar no dia, use a função de programar data e hora par ao post ser postado automaticamente, e pronto, você não correrá o risco de perder o dia da postagem!

E pra quem não sabe como fazer isso, é bem facinho, e vocês podem aprender vendo esse tutorial aqui.

Eu faço isso sempre, e acreditem, essa dica valiosa salva vidas, viu! Hahaha

Mas e vocês, meninas, usam alguns desses truques? De qual dica gostaram mais?

8 Comments:

Marcela Miranda Narciso said...

Dicas super bacanas!!!
Eu sigo quase todas, só ainda não anotava no bloco de notas no celular, marcava em um papel e jogava na bolsa "aloka" rsrs
Adorei o post! Obrigada pelas dicas!
Bjs!
Mah
De casinha nova

Ana Karla said...

Eu tenho um caderno grande só do blog, ajuda e muiiiitoooo!!!
www.byanak.com.br

Thaís Barelli said...

Oi linda! Adorei o post! Já faço meu calendário de posts e tento prepará-los com certa antecedência.
Vou comprar uma agenda 2016 e também começar a programar pra serem postados automaticamente.
Obrigada pelas dicas, são muito úteis!
Um beijo e boa semana!

www.impulsofeminino.com

Duane said...

Oi Gabi :D
Poxa, você sempre trás posts incríveis, tô amando estar por aqui com frequência. Mas enfim, chega de babação de ovo hahaha.
Essas dicas são incríveis e eu uso todaaaas *o* Tudo muito útil, até porque a gente acaba se perdendo se não fizer tudo isso. Sou old school e tenho milhares de cadernos, inclusive um do blog hahaha.
Beijos.

http://www.claramenteinsana.com

Juliana said...

Postagem automática é vida hahaha! Eu tb costumo deixar alguns posts programados pq além de ficar organizado tb depende de luz boa pra fotografar já q fotografo as mãos boa parte da semana , se pega uma semana de chuva fico tranquila pois já tenho coisas prontas.
E tb salva agente quando estamos sem tempo.
Adorei seu post!
Beijos!

Unhas Clássicas e Modernas

Blog Hair & Makeup said...

Muito legal adorei as dicas
Beijinhos
Blog Hair & Makeup
Seja um Afiliado do Egrana
Semi Jóias Cristina Bellei+Sorteio!?
Facebook

Micaely Rodrigues said...

Muito legais suas dicas,
Eu uso sempre o bloco de notas do celular pra salvar idéias de temas e tenho uma agenda só pra anotar idéias.
O post ficou excelente, Parabéns, fotos lindas !
Beijos ♡ O Melhor de Mim

Priscila Pereira said...

EU SOU SUPER ADEPTA DA AGENDA E DO BLOCO DE NOTAS! MEUS MELHORES TEXTOS SEMPRE SAEM DE LÁ! UM GRANDE BEIJO
www.parisdepriscila.com

Postar um comentário