sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

5 Dicas Para Quem Está Passando Pela Transição Capilar

28/04/2016

Comentário(s), gabi

Cadê minhas cacheadas de plantão?

Eu tenho o cabelo liso, mas quem me acompanha há um tempo sabe que ele não é natural, mas isso é oooutra história.

Hoje eu estou aqui para falar daquela fase que muitas meninas cacheadas que abriram mão da chapinha e progressiva conhecem: a temida transição capilar.

Vocês sabiam que eu fiz transição por um ano também? Pois é, mas no final o volume e a falta de definição da minha cabeleira (que não é liso, nem enrolado) me fizeram voltar pra química e nela estou até hoje, mas isso não significa que eu não tenho aprendido uma coisinha ou outra nesse período. :P

E é exatamente isso que vim falar para vocês hoje. Está passando por essa fase ou pretende começar agora?

Então pega a caneta, agenda e anota todas essas dicas já, miga!

1A hidratação é sua melhor amiga

Nesse período provavelmente seu cabelo vai estar seco, opaco, tadinho, e é aí que entra a sua nova melhor amiga: a hidratação.

A hidratação, que pode ser feita em casa mesmo, vai ajudar toda a água perdida do seu cabelo, seja pelo calor do secador ou chapinha, ou pelos maus tratos da química. Lembrando que cabelos cacheados tem a tendência de serem mais ressecados uma vez que os cachinhos não permitem que a distribuição da água possa ser feita igualmente da raiz até as pontas.

Então já viu, né? Muuuita hidratação nesse cabelo, menina, porque quando os cachinhos começarem a aparecer todos lindos e saudáveis você vai agradecer a si mesma o esforço!

2Você vai se tornar expert em penteados...

Não tem como negar, chega um momento que você está com aquela raiz gigante natural e o resto liso, o que dá uma textura muito bizarra ao cabelo, e que acaba nos levando a ter de pensar em saídas criativas na hora de usá-los no dia-a-dia.

Eu não sei vocês, mas eu virei a expert das tranças, cada dia usava de um jeito, ou então usava tiaras para disfarçar o volume da raiz e enrolava o comprimento de algum jeito que me desse cachos definidos  e não utilizasse calor.

O fato é: não existe regra, você faz as regras! Use e abuse de sua criatividade, massss lembre-se viu, não caia em tentação e tente o máximo possível se manter longe da chapinha.

3Cronograma capilar, seu lindo!

Quem aí não conhece o cronograma capilar?

Bom, se você nunca ouviu falar eu já indiquei uns produtos mara e BBB por aqui, e basicamente esse processo se trata de um cronograma de três passos semanais para você cuidar do seu cabelo: a hidratação, nutrição e reconstrução.

Lembra que falei da hidratação? Então, fazer o cronograma é a melhor coisa que você pode fazer pelo se cabelo, esteja você passando pela transição capilar ou não.

Mas no caso de quem está passando por essa fase, esse cronograma vai ajudar a reparar seu cabelo de todos os processos sofridos e ajudar seus cachinhos a nascerem firmes, fortes e saudáveis!

4Hello, volume na raiz.

Ok, se você alisa seu cabelo, mas sua raiz natural é enrolada ou volumosa... Bem vinda ao time.

Meu cabelo é ondulado e super grosso, então basta apenas alguns centímetros de raiz para dar um suuuper volume. E é assim a transição inteira, principalmente no período inicial aonde as pontas e o comprimento ainda estão lisos, dai fica aquele contraste, comprimento liso e esticado, e aquela raiz que deixa sua cabeça parecendo um capacete.

 É ou não é? Falo por experiência própria. D:

Lembram-se do tópico 2? Pois então, é aí que entram os paranauês dos penteados e tiaras, amiga.  ;P

E ah, o que também nos leva ao próximo item...

5Bye bye, pontas finas.

... O big chop!

Basicamente “big chop” é um termo em inglês que traduzido significa “grande corte” e funciona tipo como se fosse um corte químico, sabe? Nesse corte é tirada toda a parte alisada do seu cabelo, restando apenas o cabelo natural em crescimento.

Muitas vezes tem gente que aguenta o cabelo por bastante tempo no período de transição, exibindo aquelas duas texturas que vamos combinar, é bem chatinha de manter, mas tem gente que não tem essa mesma paciência e opta por cortar o cabelo logo no início da transição, conquistando um corte bem curtinho e pouco a pouco mantendo os cachinhos para deixa-los crescer e se transformar naquele volumão que toda cacheada sonha em ter.

E o melhor: essas dicas não servem só para as cacheadas não, tudo a ver com hidratação e saúde dos cabelos, vale para todas as texturas, viu?


Mas e aí, meninas, aprovaram as dicas? Quais vocês já colocaram em prática?

7 Comments:

Larissa Oliveira said...

Adorei o post, aqui é lindo, parabénssss

Lilian Moraes said...

Meu cabelo é liso, mas sigo muitas das dicas que você compartilhou aqui, como o Cronograma Capilar que foi a melhor coisa que fiz no meu cabelo e não abro mão mais.

Beijos
http://orangelily.com.br/

Jeice Cruz said...

Acho que minha maior dificuldade é na hora de cortar aquelas pontinhas que ficam desproporcionais,só de pensar já me dá uma dorzinha hahahaha.
X J X C X

Grazii VS said...

Gabi, oba lembrou da amiga cacheada aqui! Realmente com a transição capilar fiquei expert em penteados, tenho vários grampos e tic-tac, adoro mesmo!
Fiz o big chop ano passado e foi a melhor coisa que já fiz para os meus fios. Beijo!

http://www.meudiariovirtual.com/

Alexia Evellyn said...

Meu cabelo é naturalmente cacheado e há alguns anos atrás fiz relaxamento e acabei com ele, mesmo que o relaxamento não acabe com os cachos ele ressecou demais meu cabelo, essas dicas são ótimas mesmo para quem não está passando por transição! Principalmente a de hidratação e o cronograma capilar!

pronto-postei.blogspot.com.br

Hey I'm With The Band said...

Ótimas dicas, cuidar dos cabelos tento química ou não é sempre muito importante! :)

http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

.lívia. said...

bem bacanas as dicas pras meninas que estao nessa fase e vao ficar com o cabelo ainda mais lindo

www.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido

Postar um comentário