sejam bem-vindos ao perigosas garotas, por gabriela mayer

Entendendo O Algoritmo do Instagram

28/07/2018

Comentário(s), gabi

Uma grande verdade a respeito da forma que o algoritmo do Instagram trabalha é: ninguém entende a forma como ele funciona.

O aplicativo tem muitas atualizações e está sempre mudando sua forma de funcionamento, se tornando uma grande dor de cabeça para quem tenta entendê-lo.

Entretanto, apesar de estar sempre mudando seu algoritmo, existem alguns pontos neste momento que estão claros a respeito da forma como o aplicativo trabalha:

  • As fotos e publicações não são mais entregues de forma cronológica. Ou seja, não é porque você postou uma foto certo horário que isso significa que todos os seus seguidores online naquele momento a receberão.


É. Eu sei. Isso é péssimo.

Mas a culpa não é minha, é do nosso querido Mark Zuckerberg, que já estragou o Facebook e parece buscar fazer o mesmo com o que era minha rede social predileta: o Instagram.

  •  Aparentemente apenas 10% dos nossos seguidores está recebendo nossas publicações por causa dessa nova regra que não entrega mais as fotos em ordem cronológica.


  • O algoritmo do Instagram decide quais publicações suas são relevantes para seus seguidores e então só as entrega e mostra para quem ele entende que se interessaria pelo seu conteúdo.


  • Ninguém conseguiu desvendar ainda o porquê da ordem da lista de pessoas que visualizaram nossos stories.


Bom, esses são alguns tópicos, e não, nenhum deles esclarece muito a respeito da forma como o Instagram tem trabalhado, no entanto, compreender esses pontos já nos ajuda pelo menos a aprender a contorná-los.

Vem aprender como!

Como aumentar o engajamento de seu perfil no Instagram

1Mantendo sua conta sempre atualizada.

Eu sei. Ver a interação cada vez mais baixa nos deixa desmotivados a continuar tentando sempre trazer diferentes e melhores conteúdos, contudo, ficar dias sem postar fotos ou stories vai fazer com que o algoritmo do Instagram entenda que seus conteúdos são cada vez menos relevantes, fazendo assim com que ele diminua ainda mais seu alcance, e, definitivamente, ninguém quer isso!

Dica de ouro: Poste diariamente. Poste em horários que você não costumava postar, teste novos estilos de fotografias, de legendas, tente engajar os seguidores que você já possui.

Aumentando seu engajamento entre seus seguidores, sua conta será percebida como mais relevante, aumentando assim suas chances de alguma publicação sua ir para na aba Explorar e de ser recomendada a potenciais novos seguidores.

2 Interagindo com seus seguidores.

Usando o Instagram como uma ferramenta de trabalho eu sei que muitas vezes nossos esforços são voltados na busca de conquistar novos seguidores para nossa conta, no entanto, em tempos de baixa interação e de perdas astronômicas de seguidores, essa pode ser uma estratégia não muito inteligente.

Como já dito anteriormente, é o próprio Instagram que determina a relevância de nossa conta, logo, se não formos relevantes entre nossos próprios seguidores, dificilmente conquistaremos novos seguidores ou a interação de nossa conta irá subir com a chega deles.

Dica: Separe um tempo para interagir com seus seguidores, para curtir suas fotos, comentar (mas não apenas comentários genéricos, ok?) e até mesmo assistindo e responde seus stories. Acredite, isso fará com que esses seguidores voltem a prestar atenção em você e até mesmo com que eles retribuam essa interação. Vale a pena tentar!

3Testando novos conteúdos.

Fotos um pouco mais elaboradas, em cenários diferentes, uma edição nova, algum filtro diferente, legendas mais criativas... Tente reformular sua conta! Talvez seus seguidores já estejam acostumados com seus conteúdos e ele tenha até mesmo perdido a relevância para eles. Que tal tentar uma nova abordagem? O mesmo conteúdo, mas abordado de forma diferente pode voltar a despertar o interesse nesse publico que você já cativou e pode até mesmo fazer com que você ganhe alguns novos seguidores.

O algoritmo do Instagram pode não estar claro para nós, mas acreditem: seguindo esses dois simples passos já irá fazer uma diferença enorme na interação baixa que sua conta pode estar experimentando!

Por falar em Instagram, não deixem de me seguir em @gabrielamayerb, lá eu sempre estou mostrando em primeira mão todos os conteúdos que irão ao ar aqui no blog e no canal, não deixem de conferir!

Mas e vocês, quais as suas técnicas para combater essa baixa interação?

1 Comment:

Giulia Malano said...

Interesting!!

https://julesonthemoon.blogspot.com/

Postar um comentário